Informação da revista
Vol. 36. Núm. 5.
Páginas 341-342 (Maio 2017)
Vol. 36. Núm. 5.
Páginas 341-342 (Maio 2017)
Comentário editorial
Open Access
Polineuropatia amiloidótica familiar, desnervação simpática e transplante hepático
Family amyloid polyneuropathy, sympathetic denervation and liver transplantation
Visitas
6482
Maria João Ferreiraa,b
a Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
b Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal
Conteúdo relacionado
Maria da Conceição Azevedo Coutinho, Nuno Cortez‐Dias, Guilhermina Cantinho, Isabel Conceição, Tatiana Guimarães, Gustavo Lima da Silva, Miguel Nobre Menezes, Ana Rita Francisco, Rui Plácido, Fausto J. Pinto
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo

A amiloidose, nas suas várias formas, caracteriza‐se pela deposição extracelular de substância amiloide, tratando‐se esta de um material fibrilar, que deriva de várias proteínas precursoras que se agregam assumindo uma conformação característica, insolúvel e não funcional. A infiltração amiloide nos vários órgãos traduz‐se pela sua falência, sendo a amiloidose cardíaca uma causa major de morte1.

Existem formas hereditárias e adquiridas da doença, cujo denominador comum é a exposição prolongada a uma proteína anormal ou a uma proteína normal existente em quantidade excessiva. São conhecidas mais de 30 proteínas precursoras de amiloidose2, sendo as mais frequentes a cadeia leve de imunoglobulina, a amiloide sérica A, a forma selvagem da transtirretina, e as formas mutantes da transtirretina, da apolipoproteína A1 e da cadeia alfa do fibrinogénio3.

As formas mutantes da transtirretina causam o tipo mais comum de amiloidose sistémica hereditária, de transmissão autossómica dominante: a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF)4.

A transtirretina é uma proteína de transporte plasmático sintetizada pelo fígado. Na PAF ocorre uma mutação no gene que a codifica, sendo a Val30Met responsável por cerca de 50% dos casos desta doença. Clinicamente, a PAF caracteriza‐se por neuropatia sensorial, motora e autonómica, alterações gastrointestinais, insuficiência cardíaca e renal, que podem conduzir à morte num período relativamente curto de evolução. Há, contudo, variações fenotípicas dependentes da região geográfica de origem da mutação, da idade de aparecimento e do género4,5.

Os primeiros casos de PAF foram descritos por Corino de Andrade, na região norte de Portugal (Vila do Conde e Póvoa do Varzim), em 19526. A prevalência desta doença é variável, registando‐se nas áreas endémicas de Portugal e Suécia uma variação entre 1/1000 e 1/10000 indivíduos4.

O tratamento efetivo requer um diagnóstico preciso, que envolve a histopatologia e a genética. Exames imagiológicos como a ecocardiografia, a ressonância magnética e a cintigrafia facultam a avaliação da extensão e gravidade do envolvimento dos vários órgãos e, assim, permitem estratificar o risco associado à doença4,5.

O transplante hepático tem sido responsável por alterar a progressão da PAF e, mais recentemente, têm sido relatados resultados promissores com fármacos que parecem estabilizar a transtirretina – tafamidis e diflunizal4,5.

O trabalho intitulado Progressão da desnervação simpática cardíaca avaliada por cintigrafia com MIBG‐I123 na PAF7 versa sobre o potencial da cintigrafia com metaiodobenzilguanidina (MIBG) na avaliação da desnervação simpática cardíaca e, na resposta desta ao transplante hepático, na PAF. Reveste‐se de particular interesse dada a prevalência da doença em algumas regiões do nosso país. Tratou‐se de um estudo observacional, prospetivo, de 232 doentes portadores da mutação da transtirretina Val30Met, avaliados anualmente do ponto de vista clínico e com cintigrafias com 123I‐MIBG realizadas de forma seriada.

A utilização da cintigrafia com 123I‐MIBG faculta informação acerca da neuropatia autonómica cardíaca, mas o seu papel na prática clínica ainda se encontra por estabelecer. O 123I‐MIBG é um análogo da noradrenalina, apresentando, assim, um comportamento similar. Injetado perifericamente, localiza‐se nas terminações nervosas pré‐sinápticas, sendo a sua concentração dependente da libertação de noradrenalina e da recaptação da mesma, ou seja, dependente da integridade do sistema nervoso autónomo. O índice coração/mediastino avalia a relação entre a captação cardíaca e mediastínica do marcador, que em situações de desnervação simpática cardíaca deverá estar diminuída8.

Os autores reportaram que a diminuição do índice coração/mediastino se relacionou com o risco de morte e que durante o seguimento (4,5 anos) 70 doentes foram submetidos a transplante hepático, tendo este conseguido uma estabilização do índice coração/mediastino. Concluíram que a desnervação simpática é frequente na variante estudada de PAF, tendo a cintigrafia contribuído para a estratificação de risco destes doentes. O transplante hepático, à luz dos resultados apresentados, parece ter interrompido a progressão da desnervação simpática.

A cintigrafia com 123I‐MIBG tem sido um método proposto no estudo da desnervação cardíaca em condições diversas, como a doença cardíaca isquémica, a insuficiência cardíaca, as arritmias e a morte súbita. A desnervação simpática, avaliada por este método de imagem, associada a quadros clínicos específicos, parece estar relacionada com o risco de morte súbita8,9.

Na literatura, não são muitos os estudos que relacionam os resultados da cintigrafia com 123I‐MIBG e a PAF. Um dos primeiros artigos que refere a utilização desta técnica em doentes com PAF teve origem no Japão, em 1995, com o relato de um caso clínico10. Em 1999, é publicado no European Journal of Nuclear Medicine um estudo de Delahaye et al. em que os autores concluem pela utilidade da cintigrafia com 123I‐MIBG na avaliação da desnervação simpática em doentes com PAF11. Em 2006, o mesmo grupo, baseado num estudo que incluiu 31 doentes, afirma que o transplante hepático contribui para a estabilização da desnervação simpática cardíaca e que os doentes com agravamento neurológico após o transplante eram aqueles que demonstraram maior grau de desnervação prévia12.

O grupo de Coutinho et al. foi já responsável pela publicação de dois trabalhos sob a forma de artigo, em 2004, na Revista Portuguesa de Cardiologia, que envolveu 34 doentes e em que é destacada a elevada incidência de desnervação cardíaca relacionada com a PAF tipo I13 e em 2013, na Circulation Cardiovascular Imaging, em que concluem que a desnervação simpática, avaliada pela cintigrafia com 123I‐MIBG, foi um marcador de prognóstico em doentes com PAF (estudo que envolveu 143 doentes)14.

O artigo objeto deste comentário7 encontra‐se, assim, no seguimento de uma investigação conduzida por este grupo que decorre desde há alguns anos e que, atualmente, inclui uma população de doentes de dimensão considerável, avaliados por cintigrafia com 123I‐MIBG no contexto de PAF, relacionando os resultados desta com o prognóstico dos doentes e concluindo pela estabilização da desnervação simpática após transplante hepático.

Conflito de interesses

O autor declara não haver conflito de interesses.

Bibliografia
[1]
A.D. Wechalekar, J.D. Gillmore, P.N. Hawkins.
Systemic amyloidosis.
Lancet., 387 (2016), pp. 2641-2654
[2]
J.D. Sipe, M.D. Benson, J.N. Buxbaum, et al.
Nomenclature 2014: Amyloid fibril proteins and clinical classification of the amyloidosis.
Amyloid., 21 (2014), pp. 221-224
[3]
G. Merlini, D.C. Seldin, M.A. Gertz.
Amyloidosis: pathogenesis and new therapeutic options.
J Clin Oncol., 29 (2011), pp. 1924-1933
[4]
Y. Parman, D. Adams, L. Obici, et al.
Sixty years of transthyretin familial amyloid polyneuropathy (TTR‐FAP) in Europe: where are we now? A European network approach to defining the epidemiology and management patterns for TTR‐FAP.
Curr Opin Neurol., 29 (2016), pp. S3-S13
[5]
M. Ueda, Y. Ando.
Recent advances in transthyretin amyloidosis therapy.
Transl Neurodegener., 3 (2014), pp. 19
[6]
C. Andrade.
A peculiar form of peripheral neuropathy; familiar atypical generalized amyloidosis with special involvement of the peripheral nerves.
Brain., 75 (1952), pp. 408-427
[7]
C.J.A. Coutinho, N. Cortez-Dias, G. Cantinho, et al.
Progressão da desnervação simpática cardíaca avaliada por cintigrafia com MIBG-I123 na polineuropatia amiloidótica familiar e o impacto da transplantação hepática.
Rev Port Cardiol., 36 (2017), pp. 333-340
[8]
M.I. Martins da Silva, M.J. Vidigal Ferreira, A.P. Morão Moreira.
Iodine‐123‐metaiodobenzylguanidine scintigraphy in risk stratification of sudden death in heart failure.
Rev Port Cardiol., 32 (2013), pp. 509-516
[9]
A.F. Jacobson, R. Senior, M.D. Cerqueira, et al.
Myocardial iodine‐123 meta‐iodobenzylguanidine imaging and cardiac events in heart failure. Results of the prospective ADMIRE‐HF (AdreView Myocardial Imaging for Risk Evaluation in Heart Failure) study.
Am Coll Cardiol., 55 (2010), pp. 2212-2221
[10]
T. Nakata, K. Shimamoto, S. Yonekura, et al.
Cardiac sympathetic denervation in transthyretin‐related familial amyloidotic polyneuropathy: detection with iodine‐123‐MIBG.
J Nucl Med., 36 (1995), pp. 1040-1042
[11]
N. Delahaye, S. Dinanian, M.S. Slama, et al.
Cardiac sympathetic denervation in familial amyloid polyneuropathy assessed by iodine‐123 metaiodobenzylguanidine scintigraphy and heart rate variability.
Eur J Nucl Med., 26 (1999), pp. 416-424
[12]
N. Delahaye, F. Rouzet, L. Sarda, et al.
Impact of liver transplantation on cardiac autonomic denervation in familial amyloid polyneuropathy.
Medicine (Baltimore)., 85 (2006), pp. 229-238
[13]
C.A. Coutinho, I. Conceição, A. Almeida, et al.
Early detection of sympathetic myocardial denervation in patients with familial amyloid polyneuropathy type I.
Rev Port Cardiol., 23 (2004), pp. 201-211
[14]
M.C. Coutinho, N. Cortez-Dias, G. Cantinho, et al.
Reduced myocardial 123‐iodine metaiodobenzylguanidine uptake: a prognostic marker in familial amyloid polyneuropathy.
Circ Cardiovasc Imaging, 6 (2013), pp. 627-636
Copyright © 2017. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.