Informação da revista
Vol. 39. Núm. 1.
Páginas 1-2 (Janeiro 2020)
Vol. 39. Núm. 1.
Páginas 1-2 (Janeiro 2020)
Editorial
Open Access
Uma nova página na história da Revista Portuguesa de Cardiologia
A new page in the history of the Portuguese Journal of Cardiology
Visitas
3279
Nuno Cardim
Editor Principal da Revista Portuguesa de Cardiologia
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

“It is no use saying’We are doing our best’. You have got to succeed in doing what is necessary.”

Winston Churchill

A Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), é uma revista de elevada qualidade científica, desfrutando de grande prestígio nacional, encontrando‐se em plena fase de expansão e afirmação no plano internacional.

Para lá do papel que desempenha na área da atualização e formação científica dos cardiologistas, a RPC contribui igualmente para a cooperação e comunicação dos membros da SPC entre si e com colegas de países de língua oficial portuguesa, sendo o reflexo da investigação científica que se desenvolve a nível nacional na área da cardiologia.

Neste virar de página na sua história, temos a noção perfeita da responsabilidade do cargo que ocupamos como Editor Principal, coadjuvados por uma equipa que, para além do seu elevado mérito científico, se caracteriza pelo rigor, capacidade de trabalho, coesão, «garra», diálogo e paixão pelo projeto RPC, o que consideramos serem as condições necessárias para honrar o legado dos que nos antecederam.

É nosso objetivo dar continuidade ao projeto editorial desenvolvido pela equipa que nos precedeu, coordenada pelo Prof. Doutor Lino Gonçalves, que, apesar de contexto económico adverso, conseguiu uma substancial melhoria da qualidade da RPC, fortalecendo e consolidando a relação com a Direção da SPC.

Consideramos, contudo, ser ainda possível melhorar a qualidade da RPC, otimizando aspetos de organização, forma e conteúdo.

Identificámos como um problema a carecer de resolução urgente o inaceitável atraso de publicação atualmente existente, pelo que procurámos criar soluções eficazes para o ultrapassar, que na nossa perspetiva incluem a redução dos tempos de decisão editorial e de tradução.

Para tal, encontram‐se já em vigor novas regras de agilização dos tempos de revisão, foi efetuada a seleção de revisores agrupados por áreas de expertise, está em elaboração um conjunto de ações de real estímulo à eficácia e celeridade dos processos de revisão, foram criados incentivos ao trabalho de tradução técnica célere e foi formalizada a contratação de um tradutor adicional, de forma a garantir a organização e preparação de dois números em simultâneo.

É ainda objetivo desta equipa aumentar a médio prazo o Fator de Impacto da RPC, através de algumas medidas de aumento de qualidade, tais como a inclusão mensal de comentários editoriais da autoria de líderes de opinião internacionais (estando já confirmadas as participações de Thomas Luescher, Thor Edvardsen, Denise Hachul e Stephen Hoefer, entre outros, no primeiro semestre de 2020), a criação de novas rubricas, a intensificação da divulgação on‐line dos nossos artigos através da criação recente das páginas específicas da RPC nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter) e a otimização da App da revista.

Mantendo sempre como objetivo prioritário a melhoria da qualidade científica da RPC, não deixamos de ter como preocupação a sua viabilidade económica, mantendo reuniões mensais com o gestor de operações da SPC, otimizando a estratégias de marketing e divulgação através de uma nova estrutura funcional, que permitirá analisar atempadamente os sumários dos diferentes índices e sugerir potenciais patrocinadores.

Conscientes do importante papel que a RPC tem como espelho da cardiologia portuguesa, contamos com a colaboração de todos para, de uma forma concertada e pró‐ativa, contribuirmos para a divulgação da nossa revista, aumentando a sua credibilidade científica através do aumento do número de submissões de autores internacionais de qualidade, bem como do número de citações.

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Copyright © 2020. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.