Informação da revista
Vol. 36. Núm. 12.
Páginas 943-944 (Dezembro 2017)
Vol. 36. Núm. 12.
Páginas 943-944 (Dezembro 2017)
Comentário editorial
Open Access
O consumo da frutose e o seu impacto na saúde humana: a alimentação nos dias de hoje e o risco das doenças cardiovasculares
Fructose consumption and its impact on human health: Diet and risk of cardiovascular disease
Visitas
10098
Carla Marquesa,b
a Universidade de Coimbra, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem, Coimbra, Portugal
b Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina, Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem, Coimbra, Portugal
Conteúdo relacionado
Viviane Wagner Ramos, Leandro Oliveira Batista, Kelse Tibau Albuquerque
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares (DCV), que constituem a primeira causa de morte no mundo. Um dos fatores de risco das DCV é a alimentação inadequada, que tem aumentado nos últimos anos1–5, e várias organizações, inclusive a OMS e a American Heart Association, têm recomendado uma diminuição no consumo de açúcares adicionados na dieta6, o que poderia diminuir em cerca de 20% a mortalidade por DCV até 20207,8. A relação direta que existe entre o consumo de produtos enriquecidos em açúcares e uma maior morbilidade e mortalidade cardiovascular impõe uma necessidade de definir e estabelecer estratégias preventivas que atuem no sentido de diminuir o consumo de açúcares, com especial atenção para as crianças, entre as quais esse problema poderá assumir proporções mais preocupantes.

Os açúcares incluem os monossacarídeos e dissacarídeos e dentro dos monossacarídeos mais comuns na dieta temos a frutose, a glicose e a galactose. A frutose é o açúcar que está naturalmente presente na fruta, mas também em sumos naturais ou néctares, e que é por vezes usado como adoçante, ou que pode estar adicionado a outros produtos alimentares, como refrigerantes e bolachas. O açúcar adicionado mais comum é o xarope de milho com alto conteúdo em frutose e a forma mais consumida desses açúcares são os sucos em lata. O metabolismo da frutose é diferente do dos outros açúcares e tem alguns subprodutos nocivos. Assim, a associação entre o consumo de frutose e o aparecimento de fatores de risco para desenvolvimento de doença DCV, como aumento da pressão arterial, obesidade, resistência à insulina, diabetes e síndrome metabólica, tem sido alvo de intensa investigação. Por outro lado, estudos em modelos animais mostram que uma dieta rica em frutose resulta num aumento de susceptibilidade do miocárdio à isquemia‐reperfusão9.

Vários estudos consideram que a ingestão elevada de frutose, por consequência do uso generalizado da frutose em muitos alimentos e bebidas, pode induzir a alterações do metabolismo, como o aumento de triglicerídeos, a resistência insulínica e a esteatose hepática, porém esses resultados não são conclusivos6. Nesse contexto, é imperativo investigar melhor os mecanismos e efeitos do consumo exagerado de frutose na saúde. Ramos et al.1 pretenderam avaliar qual o efeito do consumo crónico da frutose nos parâmetros bioquímicos e corporais de ratos. Os resultados obtidos mostraram que o consumo de frutose está associado à adiposidade abdominal e ao aumento dos triglicerídeos no soro dos animais. Por outro lado, o aumento do consumo de frutose associado a uma crescente incidência da obesidade na população mundial sugere que uma dieta rica em frutose pode ser um fator decisivo para o ganho de peso corporal. A obesidade e o excesso de gordura visceral são responsáveis diretos e indiretos por uma maior mortalidade cardiovascular, notadamente através de desequilíbrios no metabolismo lipídico e do aumento de peso, em grande parte devido a um aporte energético excessivo a que estão associados10. Por outro lado, a frutose não estimula a produção de insulina e leptina, responsáveis pela transmissão de informações para o sistema nervoso central. Assim, a frutose pode não induzir o nível de saciedade que é observado após uma refeição à base de glicose, pois a redução da produção de insulina e leptina pode contribuir para aumentar a ingestão de energia e o ganho de peso em animais e humanos. Por outro lado, o consumo de alimentos ricos em frutose aumenta a resistência à insulina, principal responsável pelos processos ateroembólicos que ocorrem em casos de obesidade7. Assim, torna‐se fundamental atuar precisamente nesse tipo de hábito prejudicial para a saúde. Nesse contexto, os resultados que Ramos et al. agora publicam1 parecem sugerir que o consumo de frutose leva a um aumento da gordura corporal na região abdominal e a alterações dos níveis de triglicerídeos, o que implica um aumento de risco de doenças cardiovasculares, mas não está diretamente associado ao aumento da massa corporal.

Conflitos de interesse

A autora declara não haver conflitos de interesse.

Bibliografia
[1]
V.W. Ramos, L.O. Batista, K.T. Albuquerque.
Effects of frutose consumption on food intake and biochemical and body parameters in Wistar rats.
Rev Port Cardiol., 36 (2017), pp. 937-941
[2]
L.R. Vartanian, M.B. Schwartz, K.D. Brownell.
Effects of soft drink consumption on nutrition and health: a systematic review and meta‐analysis.
Am J Public Health, 97 (2007), pp. 667-675
[3]
K.L. Stanhope.
Sugar consumption, metabolic disease, and obesity: The state of the controversy.
Crit Rev Clin Lab Sci, 53 (2016), pp. 52-67
[4]
G. Woodward-Lopez, J. Kao, L. Ritchie.
To what extent have sweetened beverages contributed to the obesity epidemic?.
Public Health Nutr, 14 (2011), pp. 499-509
[5]
L.J. Appel, F.M. Sacks, V.J. Carey, et al.
Effects of protein, monounsaturated fat, and carbohydrate intake on blood pressure and serum lipids: results of the OmniHeart randomized trial.
JAMA, 294 (2005), pp. 2455-2464
[6]
J.M. Rippe, J.L. Sievenpiper, K.A. Lê, et al.
What is the appropriate upper limit for added sugars consumption?.
Nutr Rev, 75 (2017), pp. 18-36
[7]
L. Mucci, F. Santilli, C. Cuccurullo, et al.
Cardiovascular risk and dietary sugar intake: is the link so sweet?.
Intern Emerg Med, (2012), pp. 313-322
[8]
D. Aune.
Soft drinks, aspartame, and the risk of cancer and cardiovascular disease.
Am J Clin Nutr, 96 (2012), pp. 1249-1251
[9]
P. Prakash, V. Khanna, V. Singh, et al.
Atorvastatin protects against ischemia‐reperfusion injury in fructose‐induced insulin resistant rats.
Cardiovasc Drugs Ther, 25 (2011), pp. 285-297
[10]
W.C. Willett, D.S. Ludwig.
Science souring on sugar.
BMJ, 346 (2013), pp. e8077
Copyright © 2017. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.