Informação da revista
Partilhar
Partilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Acesso de texto completo
Pre-proof, online em 15 de Abril de 2024
Left bundle branch block-induced dilated cardiomyopathy: Definitions, pathophysiology, and therapy
Miocardiopatia induzida por bloqueio de ramo esquerdo: definições, fisiopatologia e terapêutica
Visitas
99
Catarina Amaral Marques1,2,a,
Autor para correspondência
catarinamarques5@hotmail.com

Corresponding author
, Ana Laura Costa1,a, Elisabete Martins1,2
1 Faculty of Medicine – University of Porto, Porto, Portugal
2 Department of Cardiology, Centro Hospitalar Universitário São João, Porto, Portugal
Este item recebeu
Informação do artigo
Abstract

Left bundle branch block (LBBB) is a frequent finding in patients with heart failure (HF), particularly in those with dilated cardiomyopathy (DCM). LBBB has been commonly described as a consequence of DCM development. However, a total recovery of left ventricular (LV) function after cardiac resynchronization therapy (CRT), observed in patients with LBBB and DCM, has led to increasing acknowledgement of LBBB-induced dilated cardiomyopathy (LBBB-iDCM) as a specific pathological entity. Its recognition has important clinical implications, as LBBB-iDCM patients may benefit from an early CRT strategy rather than medical HF therapy only. At present, there are no definitive diagnostic criteria enabling the universal identification of LBBB-iDCM, and no defined therapeutic approach in this subgroup of patients. This review compiles the main findings about LBBB-iDCM pathophysiology and the current proposed diagnostic criteria and therapeutic approach.

Keywords:
Cardiac resynchronization therapy (CRT)
Dessynchronopathy
Dilated cardiomyopathy (DCM)
Left bundle branch block (LBBB)
Left bundle branch block-induced dilated cardiomyopathy (LBBB-iDCM)
Resumo

O bloqueio de ramo esquerdo (BRE) é encontrado frequentemente em doentes com insuficiência cardíaca (IC), particularmente naqueles com miocardiopatia dilatada (MCD). O BRE tem sido descrito sobretudo como uma consequência no decorrer da história natural de alguns doentes com MCD. No entanto, a observação de uma recuperação total da função do ventrículo esquerdo (FVE) após terapia de ressincronização cardíaca, tem contribuído para o reconhecimento crescente da MCD induzida por BRE como uma entidade patológica específica. Esta definição tem implicações clínicas importantes, uma vez que os doentes com este diagnóstico podem beneficiar de uma estratégia precoce de terapia de ressincronização, além da terapêutica médica estabelecida para a IC. Até ao momento, não existem critérios de diagnóstico específicos que permitam uma identificação universal de doentes com MCD induzida por BRE, nem uma abordagem terapêutica definida. Esta revisão sumariza a evidência existente acerca das principais caraterísticas da fisiopatologia da MCD induzida por BRE, bem como os critérios de diagnóstico que têm sido propostos para a sua identificação e estratégias de abordagem terapêutica.

Palavras-Chave:
Bloqueio de ramo esquerdo
Dessincronopatia
Miocardiopatia dilatada
Miocardiopatia dilatada induzida por bloqueio de ramo esquerdo
Terapia de ressincronização cardíaca
O texto completo está disponível em PDF

Both authors contributed equally to this article

Copyright © 2024. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.