Informação da revista
Vol. 33. Núm. 4.
Páginas 251-252 (Abril 2014)
Visitas
10787
Vol. 33. Núm. 4.
Páginas 251-252 (Abril 2014)
Imagem em cardiologia
Open Access
Insuficiência cardíaca aguda no adulto jovem ‐ uma causa rara
Heart failure in a young adult: A rare cause
Visitas
10787
Anne Delgado
Autor para correspondência
anne_delgado@hotmail.com

Autor para correspondência.
, Davide Moreira, Bruno Marmelo, Miguel Correia, Emanuel Correia, Oliveira Santos
Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar Tondela‐Viseu, Viseu, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (3)
Mostrar maisMostrar menos
Texto Completo
Caso clínico

Homem, 27 anos, com contexto socioeconómico precário recorreu ao serviço de urgência por dispneia para pequenos esforços com agravamento progressivo acompanhada de edemas dos membros inferiores. Na admissão apresentava saturação periférica de oxigénio de 80% em ar ambiente. Ao exame objetivo apresentava cianose central, dedos em baqueta de tambor, unhas em vidro de relógio e turgescência venosa jugular. Analiticamente apresentava poliglobulia com hemoglobinemia de 23g/dl, hematócrito de 70%, BNP 3000pg/ml e hiperuricemia. Radiologicamente apresentava cardiomegalia. O ECG revelou taquicardia sinusal com desvio direito do eixo elétrico e hipertrofia ventricular direita. O ecocardiograma transtorácico mostrou um grande vaso comum – tronco arterioso (TA) – à saída de ambos os ventrículos (ventrículo esquerdo [VE]; ventrículo direito [VD]) (Figura 1) com válvula única tricúspide (Val.) (Figura 2) com regurgitação moderada. Era visível uma comunicação interventricular (CIV) subvalvular (Figura 3) com ventrículo esquerdo com dilatação grave e função global gravemente comprometida e ventrículo direito dilatado com diminuição da função global.

Figura 1.

Grande vaso comum à saída de ambos os ventrículos (VE e VD) – tronco arterioso (TA) – (A‐ janela subcostal; B‐ janela paraesternal eixo longo).

(0,11MB).
Figura 2.

Válvula única (Val.), tricúspide, junto ao trato de saída do ventrículo direito (VD) e aurícula esquerda (AE) – (janela paraesternal eixo curto).

(0,16MB).
Figura 3.

Comunicação interventricular (CIV) subvalvular ao nível do plano dos folhetos da válvula mitral (Val. Mi.) e válvula tricúspide (Val. Tri.) – (janela paraesternal eixo curto).

(0,12MB).

Durante o internamento realizou três flebotomias. Verificou‐se diminuição dos sinais congestivos com terapêutica diurética endovenosa. Após sete dias de internamento teve alta orientada para a consulta de cardiopatias congénitas do adulto do hospital de referência.

Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram ter seguido os protocolos de seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes e que todos os pacientes incluídos no estudo receberam informações suficientes e deram o seu consentimento informado por escrito para participar nesse estudo.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Copyright © 2013. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.