Informação da revista
Vol. 33. Núm. 11.
Páginas 745-746 (Novembro 2014)
Vol. 33. Núm. 11.
Páginas 745-746 (Novembro 2014)
Imagens em Cardiologia
Open Access
Implantação mitral transcateter valve‐in‐valve: papel pré‐procedimento da tomografia computadorizada com multidetetores
Transcatheter mitral valve‐in‐valve implantation: Role of preprocedural multidetector computed tomography
Visitas
6330
Carlos Galvão Bragaa,
Autor para correspondência
carlos.galvaobraga@gmail.com

Autor para correspondência.
, Mónica Carvalhob, Nuno Ferreirab, Nuno Bettencourtb, Vasco Gamab
a Serviço de Cardiologia, Hospital de Braga, Braga, Portugal
b Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (2)
Texto Completo

A reoperação valvular mitral por disfunção de prótese biológica associa‐se a elevada morbimortalidade. Como alternativa para os doentes de elevado risco cirúrgico, pode‐se considerar a implantação transcateter de prótese valvular invertida em posição mitral pela técnica valve‐in‐valve.

Baseados na experiência de três casos clínicos com implantação de dupla prótese (aórtica e mitral) transcateter por via transapical, passamos a descrever os passos essenciais do planeamento pré‐procedimento por tomografia computadorizada com multidetetores (TCMD). O primeiro passo consiste na identificação da marca comercial e tamanho da válvula biológica mitral previamente implantada. Em seguida, determina‐se por TCMD o diâmetro anular interno verdadeiro dessa válvula (média do maior e menor diâmetros, Figura 1), cujo valor é habitualmente inferior ao número pelo qual é conhecida. O diâmetro interno verdadeiro deve ser confirmado, recorrendo a tabelas de equivalência ou aplicações informáticas desenhadas para o efeito (Valve‐In‐Valve®). Posteriormente, procede‐se à medição do diâmetro entre os stent posts da válvula biológica (Figura 2), o qual, caso seja menor do que o diâmetro interno verdadeiro, por deformação dos stent posts, poderá impedir a implantação da válvula transcateter. Uma vez corroboradas estas premissas decide‐se o tamanho da válvula a implantar e pode iniciar‐se o procedimento.

Figura 1.

Determinação do diâmetro anular interno verdadeiro de uma válvula biológica mitral Hancock II n.° 27 (diâmetro verdadeiro = [18,7+23,1mm]/2=21mm).

(0,23MB).
Figura 2.

Medição do diâmetro interno entre os stent posts (setas) da válvula biológica mitral previamente implantada.

(0,24MB).

A TCMD desempenha um papel fundamental no planeamento da implantação transcateter de válvula mitral, permitindo determinar o diâmetro interno verdadeiro da válvula biológica disfuncionante, escolher o tamanho ideal da válvula transcateter a implantar e prevenir complicações periprocedimento (p. ex. encravamento da válvula percutânea nos stent posts, regurgitação periprotésica ou migração valvular após implantação).

Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram ter recebido consentimento escrito dos pacientes e/ ou sujeitos mencionados no artigo. O autor para correspondência deve estar na posse deste documento.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Copyright © 2014. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.