Informação da revista
Vol. 31. Núm. 5.
Páginas 379 (Maio 2012)
Vol. 31. Núm. 5.
Páginas 379 (Maio 2012)
Comentário editorial
Open Access
Da cardiologia de intervenção à cardiologia da informação
Databases in cardiology: From intervention to information
Visitas
6220
Pedro Monteiro
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo

Numa era em que a informação é cada vez mais importante, importa desenvolver estratégicas organizadas e sistemáticas de recolha e processamento de informação.

Se isso é relevante em quase todos os setores de atividade, torna-se crucial na área da Saúde, particularmente em estruturas hospitalares responsáveis pelo tratamento de doentes graves ou críticos, como são as unidades coronárias.

No trabalho publicado neste número da Revista Portuguesa de Cardiologia, os autores apresentam um trabalho de sistematização exaustiva de informação recolhida no âmbito do enfarte agudo do miocárdio, apresentando, com uma metodologia rigorosa e exaustiva, uma abordagem de como as ferramentas baseadas na internet podem e devem ser usadas na recolha e processamento de informação relevante do âmbito das síndromes coronárias agudas.

Iniciativas com o Registo Nacional de Síndromes Coronárias Agudas, promovido pelo Grupo de Estudos de Cuidados Intensivos Cardíacos, recentemente objeto de uma atualização, são um bom exemplo do uso das tecnologias de informação para a colheita e partilha de informação científica de inegável valor acrescentado numa área clinica e epidemiologicamente relevante no nosso país.

Fazemos votos de que a iniciativa por trás deste artigo e a atrás aludida possam consolidar em cada um de nós e nas nossas estruturas científicas e de gestão hospitalar a necessidade imperiosa de desenvolver e aproveitar o enorme potencial deste tipo de iniciativas.

Copyright © 2012. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.