Informação da revista
Vol. 36. Núm. 10.
Páginas 781-782 (Outubro 2017)
Vol. 36. Núm. 10.
Páginas 781-782 (Outubro 2017)
Imagem em Cardiologia
Open Access
Aneurisma idiopático da veia cava inferior – diagnóstico tomográfico
Idiopathic inferior vena cava aneurysm – tomographic diagnosis
Visitas
18458
Márcio Luís Duarte
Autor para correspondência
marcioluisduarte@gmail.com

Autor para correspondência.
, Bruno Fernandes Barros Brehme de Abreu, André de Queiroz Pereira da Silva, José Luiz Masson de Almeida Prado, Marcelo de Queiroz Pereira da Silva
WebImagem, São Paulo, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Mulher de 62 anos, submetida a exame de controle por resseção de tumor renal a esquerda há dois anos, referindo dispneia aos médios e grandes esforços. A angio‐TC de tórax, abdome e pelve demonstra veia cava inferior (VCI) com dilatação aneurismática idiopática na região proximal junto a aurícula direita, atingindo no maior calibre 56mm – classificação Gradman e Steinberg 1 (Figura 1). As drenagens das veias hepáticas média, direita e esquerda, ocorrem na região aneurismática, que está herniada para a região torácica com parte de segmento hepático. Distalmente ao aneurisma, na porção intra‐hepática, a VCI tem calibre muito reduzido, praticamente colapsada, por uma distância de 35mm. A VCI assume aspeto e calibres normais apenas na região sub‐hepática, recebendo a drenagem das demais veias abdominopélvicas.

Figura 1.

Angiotomografia de tórax, abdome e pelve sem contraste em A e com contraste na fase venosa em B, C e D, demonstrando veia cava inferior com dilatação aneurismática na região proximal junto à desembocadura na aurícula direita, atingindo no maior calibre 56mm (seta branca reta). As drenagens das veias hepática média, direita e esquerda, ocorrem na porção aneurismática, que está herniada para a região torácica com parte do segmento hepático (círculo branco). Distalmente ao aneurisma, na porção intra‐hepática, a veia cava inferior tem calibre muito reduzido, praticamente colapsada, por uma distância de 35mm (seta preta). A veia cava inferior assume aspeto e calibres normais apenas na região sub‐hepáticas, recebendo a drenagem das demais veias abdominopélvicas (seta branca curva).

(0,67MB).

O aneurisma venoso, especialmente o da VCI, é uma anomalia muito rara, com etiologia, fatores de risco e prognóstico pobremente definidos. Doenças inflamatórias, trombose, trauma e insuficiência cardíaca direita de longa data são possíveis fatores de risco. Também pode ocorrer secundária a malformação embrionária. A apresentação clínica do aneurisma venoso é variável, podendo ser descoberto por acaso em pacientes assintomáticos.

A tomografia computadorizada, a angio‐RM e a venografia são utilizadas para mostrar imagens detalhadas da estrutura venosa aneurismática. A cirurgia é indicada para todos os pacientes sintomáticos, mas os pacientes assintomáticos com diagnóstico incidental representam uma situação desafiadora.

Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Copyright © 2017. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.