Informação da revista
In Memoriam
Acesso de texto completo
Disponível online em 18 de julho de 2025
Dr. Fernando Matias dos Santos Silva
Visitas
132
Mário Martins Oliveiraa,b,c
a Unidade Local de Saúde de S. José, Lisboa, Portugal
b Hospital CUF Tejo, Lisboa, Portugal
c Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Este item recebeu
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

A nossa Cardiologia perdeu um Homem de extraordinárias qualidades, que a doença, na sua faceta mais consumptiva do corpo e da alma, nos levou este mês de maio. No mês do Coração, o desaparecimento do Dr Fernando Matias deixa‐nos mais pobres. A sua dedicação aos doentes, aos imensos colegas e a todos os profissionais com que trabalhou ao longo da sua longa carreira, representa um exemplo do que deve ser a prática clínica, num percurso de relevo hospitalar, que passou pelos hospitais de Garcia de Orta, onde fez a sua formação em Cardiologia e Intervenção Hemodinâmica, da Cruz Vermelha, destacando‐se na representação incansável do Centro do Coração e de Vila Franca, com uma imensa e invulgar dinâmica, que quem teve o privilégio de conviver com a sua crescente energia não pode (nem deve) esquecer.

A sua longa atividade é digna do maior reconhecimento. Muitos tiveram essa boa experiência do convívio simples e honesto com a sua entrega à missão, e dizem‐me hoje com emoção que relembrar o hemodinamista Fernando Matias é sentir humanismo associado a profissionalismo e competência.

Nos anos privilegiados em que trabalhámos juntos, também aprendi e partilhei experiência, num ambiente profícuo e sempre enriquecedor, envolvendo toda a equipa, respeitando limites, e tendo sempre como foco o doente e a instituição.

Todos reconhecemos o seu imenso valor e a suprema capacidade de sentir o doente, ouvi‐lo, compreender as suas mágoas e dúvidas, tratá‐lo, sabendo consolar e incentivar para alcançar os melhores resultados.

É assim que se faz Medicina. É assim que devemos recordar o clínico Dr Fernando Matias.

Obrigado amigo.

Bem hajas.

Baixar PDF
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.