Informação da revista
Vol. 33. Núm. 6.
Páginas 387.e1-387.e6 (Junho 2014)
Visitas
8091
Vol. 33. Núm. 6.
Páginas 387.e1-387.e6 (Junho 2014)
Caso clínico
Open Access
Ressincronização cardíaca em doente com transposição congenitamente corrigida das grandes artérias
Cardiac resynchronization in a patient with congenitally corrected transposition of the great arteries
Visitas
8091
Pedro Alexandre Sousaa,
Autor para correspondência
peter_senado2002@yahoo.com

Autor para correspondência.
, Diogo Cavacob, Pedro Adragãob, Ana Teixeirac, Regina Ribeirasb, Maymone Martinsc, Miguel Mendesb
a Serviço de Cardiologia, Hospital de Faro, E.P.E., Faro, Portugal
b Serviço de Cardiologia, Hospital de Santa Cruz, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Carnaxide, Portugal
c Serviço de Cardiologia Pediátrica, Hospital de Santa Cruz – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Carnaxide, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (4)
Mostrar maisMostrar menos
Resumo

A transposição congenitamente corrigida das grandes artérias é uma cardiopatia rara associada a disfunção do ventrículo sistémico e perturbações da condução.

A utilização de terapia de ressincronização cardíaca em doentes com cardiopatia congénita ainda não está totalmente estabelecida.

Os autores reportam um caso de ressincronização cardíaca numa paciente de 31 anos, com história de transposição congenitamente corrigida das grandes artérias e insuficiência cardíaca, já submetida a duas cirurgias cardíacas e portadora de pacemaker DDDR.

Do nosso conhecimento, trata‐se do primeiro caso descrito em Portugal de terapêutica de ressincronização cardíaca, por acesso transvenoso, numa paciente com transposição congenitamente corrigida das grandes artérias.

Palavras‐chave:
Transposição congenitamente corrigida das grandes artérias
Terapia de ressincronização cardíaca
Acesso transvenoso
Abstract

Congenitally corrected transposition of the great arteries is a rare heart defect that can be associated with systemic ventricular dysfunction and conduction disturbances.

The use of cardiac resynchronization therapy in patients with congenital heart disease is not fully established.

The authors report a case of cardiac resynchronization therapy in a 31‐year‐old woman with a history of congenitally corrected transposition of the great arteries and heart failure, who had undergone two heart surgeries and had a DDDR pacemaker implanted.

To our knowledge this is the first case reported in Portugal of cardiac resynchronization therapy by transvenous access in a patient with congenitally corrected transposition of the great arteries.

Keywords:
Congenitally corrected transposition of the great arteries
Cardiac resynchronization therapy
Transvenous access
Texto Completo
Introdução

A transposição congenitamente corrigida das grandes artérias (cc‐TGA) é uma cardiopatia muito rara, correspondendo a menos de 1% de todas as formas de cardiopatias congénitas. Nesta anomalia, a aurícula morfologicamente direita (AD) relaciona‐se com o ventrículo morfologicamente esquerdo (VE), que por sua vez dá origem à artéria pulmonar (AP). A aurícula morfologicamente esquerda (AE) está relacionada com o ventrículo morfologicamente direito (VD), do qual se origina a artéria aorta. Existe, assim, uma dupla discordância, isto é, auriculoventricular (AV) e ventrículo‐arterial1.

A disfunção do ventrículo sistémico é comum em pacientes com cardiopatia congénita do adulto (CCA) e está relacionada com a dessincronia eletromecânica2. Mais de 25% destes pacientes progride para insuficiência cardíaca (IC) sintomática, ocasionalmente refratária aos fármacos e associada a morbilidade e mortalidade significativas3. Assim, é importante a identificação e utilização de novas estratégias terapêuticas neste grupo de doentes.

A terapia de ressincronização cardíaca (CRT) em pacientes com miocardiopatia dilatada, associada a disfunção sistólica grave do VE, dessincronia eletromecânica e insuficiência cardíaca, sob terapêutica farmacológica otimizada, demonstrou em ensaios aleatorizados reduzir a mortalidade global e as hospitalizações por eventos cardíacos major4,5, bem como melhorar a qualidade de vida, a classe funcional e os parâmetros ecocardiográficos6,7. No entanto, a indicação para CRT em pacientes com cardiopatia congénita ainda não está totalmente estabelecida.

Caso clínico

Os autores apresentam o caso de uma doente do sexo feminino, de 31 anos, caucasiana, com diagnóstico de cc‐TGA, estenose pulmonar e comunicação interventricular (CIV). A doente tinha história de duas cirurgias cardíacas: a primeira paliativa aos 15 meses de idade com implantação de um shunt Blalock‐Taussig; e a segunda aos 15 anos de idade com encerramento da CIV, interposição de um conduto entre o VE morfológico e a AP e laqueação do shunt Blalock‐Taussig. Por bloqueio auriculoventricular (BAV) completo após a cirurgia foi implantado um sistema de pacing DDDR, com ambos os eletrocateteres por via subclávia esquerda e o gerador em loca pré‐peitoral esquerda. Posteriormente, por disfunção do elétrodo ventricular implantou novo elétrodo, de fixação ativa, por via subclávia esquerda. Nos antecedentes salienta‐se ainda a ocorrência de um acidente cerebral isquémico transitório aos 16 anos de idade.

Durante o seguimento a doente manteve‐se em classe II da NYHA, incluindo durante a gravidez da sua filha. No início do ano de 2012, apesar de terapêutica médica otimizada com ramipril, carvedilol, furosemida e digoxina, a paciente apresentou um agravamento do quadro clínico com desenvolvimento de IC classe III da NYHA.

Apresentava em consulta uma pressão arterial de 96‐65mmHg e um sopro sistólico, grau IIIII/VI audível no 4.° espaço intercostal junto ao bordo esquerdo do esterno. O eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações mostrava ritmo sinusal, 60bpm e pacing ventricular com sincronia AV mantida. A duração do QRS era de 196ms (Figura 1A). O ecocardiograma transtorácico (ETT) revelava um ventrículo sistémico (VD morfológico) dilatado (63mm) (Figura 2A), com função sistólica global deprimida (≤35% por método de Teicholz [não aplicabilidade do método de Simpson devido à morfologia do VD], relação dP/dt de 379mmHg/s), regurgitação aórtica moderada, regurgitação da válvula AV sistémica (morfologicamente tricúspide) moderada e uma pressão na AP estimada em 40mmHg. Não apresentava dessincronia AV (tempo de enchimento diastólico >40%, com uma boa separação das ondas E e A, sem truncagem da onda A); para a análise da dessincronia interventricular, apenas foi possível a quantificação do período de pré‐ejeção sistémico significativamente prolongado – 161ms (Figura 2B).

Figura 1.

Eletrocardiograma de 12 derivações, antes (A) e depois (B) da implantação de sistema de pacing biventricular, revelando uma rotação do eixo para a direita, bem como uma redução da duração do QRS de 196ms para 144ms.

(0,16MB).
Figura 2.

Ecocardiograma transtorácico realizado em paciente com transposição congenitamente corrigida das grandes artérias, antes (A, B) e após (C,D) a implantação do sistema de ressincronização cardíaca. Observa‐se uma redução da dimensão diastólica do ventrículo sistémico, de 63mm (A) para 58mm (C) – marcador de possível remodelagem reversa, bem como o desaparecimento do atraso eletromecânico sistémico quantificado pelo período de pré‐ejeção de 161ms (B) para 83ms (D).

(0,28MB).

Dado o quadro de IC classe III, apesar de terapêutica médica otimizada, numa doente com história de cc‐TGV, disfunção sistólica do ventrículo sistémico, ritmo de pacemaker com dessincronia mecânica do ventrículo sistémico, foi decidido implantar um sistema de CRT‐P.

Realizou previamente uma tomografia computorizada (Figura 3) que revelou um seio coronário (SC) a drenar para a aurícula direita e com várias veias tributárias, bem como a ausência de lesões ateroscleróticas na circulação arterial coronária.

Figura 3.

Angiografia coronária por tomografia computorizada revelando o seio coronário permeável, bem como as suas tributárias.

(0,11MB).

Face à presença de três elétrodos à esquerda – não passíveis de serem utilizados no novo sistema (elétrodos antigos unipolares) – optou‐se por implantação do sistema à direita.

Foi obtido um acesso vascular através da veia subclávia direita, com implantação de elétrodo no ventrículo pulmonar, de fixação passiva – Fineline II Sterox 4457 (Boston Scientific) – e implantação de elétrodo auricular, de fixação ativa – Fineline II EZ Sterox 4457 (Boston Scientific) – na parede livre da AD. O SC foi cateterizado com bainha e auxílio de cateter diagnóstico de eletrofisiologia (Figura 4A). Foi obtida uma venografia do SC (Figura 4B), de modo a avaliar a veia tributária mais adequada para a entrega do eletrocateter de estimulação do ventrículo sistémico. Um eletrocateter bipolar (Boston Scientific) foi introduzido em veia póstero‐lateral, através de um fio guia (Figura 4C), com um bom limiar de estimulação e sem estimulação diafragmática. Os três elétrodos foram conectados ao sistema de pacing biventricular – Boston Scientific INVIVE (Figura 4D) – tendo o procedimento decorrido sem complicações. Com pacing biventricular a duração do QRS diminuiu de 196ms para 144ms (Figura 4B).

Figura 4.

Implantação de sistema de ressincronização cardíaca por via subclávia direita, em paciente portadora de sistema de pacing DDDR à esquerda. A – Cateterização do seio coronário com o cateter diagnóstico e posterior introdução de cateter guia sobre o cateter. B – Venografia do seio coronário, revelando duas veias tributárias passíveis para entrega de eletrocateter de estimulação do ventrículo sistémico. C Introdução de fio guia, através do cateter, na veia póstero‐lateral e posterior introdução de elétrodo de estimulação do ventrículo sistémico. D – Resultado final após a implantação de CRT, com elétrodos na aurícula direita, ventrículo pulmonar e ventrículo sistémico.

(0,22MB).

Em consulta de seguimento aos seis meses verificou‐se melhoria da classe funcional de IC (classe III da NYHA), redução da dimensão diastólica do ventrículo sistémico (de 63mm para 58mm) (Figura 2C), desaparecimento do atraso eletromecânico sistémico quantificado pelo período de pré‐ejeção (de 163ms para menos de 100ms) (Figura 2D), bem como uma melhoria da fração de ejeção (de ≤35% para cerca de 47% pelo método de Teicholz e melhoria da relação dP/dt de 379mmHg/s para 511mmHg/s).

Discussão

Os doentes com cc‐TGA que atingem a idade adulta têm vindo a aumentar. O atingimento de uma idade mais avançada levará a que apresentem maior disfunção do ventrículo sistémico e consequentemente sintomas de IC refratária à terapêutica médica.

A cc‐TGA está associada a várias perturbações do sistema de condução. A incidência de BAV é de cerca de 2%/ano1,8, chegando a ocorrer em cerca de 50% dos pacientes aos 20 anos de seguimento, com necessidade de implantação de pacemaker e, portanto, com potencial acrescido de dessincronia eletromecânica9. No caso apresentado destaca‐se a cirurgia de encerramento da CIV, que se complicou com BAV completo10 e implantação de pacing ventricular. Assim, nesta doente, a IC pode ser explicada não só pela exposição do ventrículo sistémico (VD morfológico) à elevada pressão sistémica11, mas também pelo efeito hemodinâmico negativo resultante da dessincronia eletromecânica produzida pelo pacing ventricular11.

Considerando que a doente ainda não apresentava critérios de gravidade suficiente para realização de transplante cardíaco e que uma nova cirurgia cardíaca estaria associada a elevado risco, foi decidida uma estratégia menos invasiva – a CRT. A CRT já provou ser útil na disfunção do ventrículo sistémico2. Janousek et al. reportaram que cerca de 37% dos pacientes foram removidos da lista de transplante cardíaco após a implantação de CRT12. No entanto, estes dados não podem ser extrapolados devido à particularidade dos pacientes com CCA e à ausência de estudos aleatorizados.

Nos pacientes com cc‐TGA, o SC habitualmente está localizado adjacente ao VD sistémico e drena na AD, o que o torna viável para a colocação de um elétrodo de estimulação2,3,11,13,14. Neste caso, contudo, optou‐se pela realização prévia de angiografia coronária por tomografia computorizada devido à heterogeneidade da anatomia venosa descrita2 e pelas cirurgias já realizadas.

A opção de não implantação de cardiodesfibrilhador implantável (CDI) também é controversa. Não existe, contudo, nas recomendações europeias15 ou americanas16 indicação para implantação de CDI em prevenção primária em pacientes com CCA. Ponderou‐se nesta paciente o risco/benefício associado à implantação de CDI. Oechslin et al.17 avaliaram o modo de morte em cerca de 200 adultos com cardiopatia congénita e verificaram que a morte súbita ocorreu em 26% da população, uma percentagem menor do que os 50 a 60% de morte súbita em pacientes com doença cardíaca adquirida18,19. Existem ainda as complicações inerentes ao elétrodo de desfibrilhação, tais como um risco acrescido de complicações major em caso de necessidade de extração de elétrodo20, bem como um risco de choques não apropriados. No estudo de Alexander et al.21 em que os pacientes apresentavam uma idade média de 18 anos (42% com cardiopatia congénita), a percentagem de choques inapropriados aos dois anos, situou‐se nos 25%; noutro estudo de Berul et al.22 em que quase metade dos pacientes implantou CDI em prevenção primária (46% da população do estudo com cardiopatia congénita), a percentagem de choques inapropriados foi de 21%; e mais recentemente, no estudo de Khairy et al.23 em 121 pacientes adultos com tetralogia de Fallot (implantação de CDI em prevenção primária em 56%), a percentagem de choques inapropriados foi de 25%. Deste modo, optou‐se pela não implantação de CDI.

A incidência de infeções relacionadas com os pacemakers/CDI situa‐se nos 1,9/1.000 devices/ano24. Dada a sua idade jovem e o facto de apresentar atualmente seis eletrocateteres, a paciente apresenta um elevado risco de infeção, pelo que se poderia pensar numa eventual extração de eletrocateteres. No entanto, perante a presença de uma cardiopatia congénita com um ventrículo sistémico, o risco de deslocação dos elétrodos do sistema de pacing biventricular e a taxa de complicações major de 7% associada à extração de três ou mais elétrodos em pacientes do sexo feminino20, foi decidido que o risco era superior ao benefício, não se tendo efetuado a extração dos eletrocateteres.

No caso reportado, as respostas clínicas, eletrocardiográfica e ecocardiográfica foram positivas após a implantação de CRT. No entanto, o tempo de follow‐up é reduzido e convém salientar que ainda não existem muitos estudos com follow‐up a longo prazo descritos na literatura25. Associa‐se a estes dados o facto de não se encontrar estabelecido qual o melhor local e modo de pacing neste grupo de pacientes26,27.

Na literatura, existem casos reportados de implantação de sistemas de pacing biventricular em pacientes com cardiopatias congénitas, incluindo cc‐TGA, e disfunção de ventrículo sistémico. No entanto, este caso clínico salienta‐se por se tratar do primeiro caso descrito em Portugal de terapia da ressincronização cardíaca por acesso transvenoso, em paciente com cc‐TGA e disfunção do ventrículo sistémico.

Conclusões

Este caso reforça a viabilidade da CRT em pacientes com cc‐TGA, disfunção do ventrículo sistémico e IC.

Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram ter seguido os protocolos de seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes e que todos os pacientes incluídos no estudo receberam informações suficientes e deram o seu consentimento informado por escrito para participar nesse estudo.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Bibliografia
[1]
C.A. Warnes.
Transposition of the great arteries.
Circulation, 114 (2006), pp. 2699-2709
[2]
G.P. Diller, D. Okonko, A. Uebing, et al.
Cardiac resynchronization therapy for adult congenital heart disease patients with a systemic right ventricle: analysis of feasibility and review of early experience.
Europace, 8 (2006), pp. 267-272
[3]
S. Piran, G. Veldtman, S. Siu, et al.
Heart failure and ventricular dysfunction in patients with single or systemic right ventricles.
Circulation, 105 (2002), pp. 1189-1194
[4]
M.R. Bristow, L.A. Saxon, J. Boehmer, For the Comparison of Medical Therapy, Pacing, and Defibrillation in Heart Failure (COMPANION) investigators, et al.
Cardiac Resynchronization Therapy with or without an Implantable Defibrillation in Advanced Chronic Heart Failure.
N Engl J Med, 350 (2004), pp. 2140-2150
[5]
J.G. Cleland, J.C. Daubert, E. Erdmann, et al.
Longer‐term effects of cardiac resynchronization therapy on mortality in heart failure [the Cardiac Resynchronization‐Heart Failure (CARE‐HF) trial extension phase].
Eur Heart J, 27 (2006), pp. 1928-1932
[6]
C. Linde, C. Leclerq, S. Rex, On behalf of the Multisite Stimulation In Cardiomyopathies (MUSTIC) Study Group, et al.
Long term benefits of biventricular pacing in congestive heart failure: results from the MUltisite STimulation In Cardiomyopathy (MUSTIC) study.
J Am Coll Cardiol, 40 (2002), pp. 111-118
[7]
W.T. Abraham, W.G. Fisher, A.L. Smith, for the MIRACLE study group, et al.
Cardiac resynchronization in chronic heart failure.
N Engl J Med, 346 (2002), pp. 1845-1853
[8]
P.S. Fischbach, I.H. Law, G.S. Serwer.
Congenitally corrected L‐transposition of the great arteries: abnormalities of atrioventricular conduction.
Prog Pediatr Cardiol, 10 (1999), pp. 37-43
[9]
D.C. Fyler.
Corrected’ transposition of the great arteries.
Nados’ pediatric cardiology, pp. 701-706
[10]
B. Malecka, J. Bednarek, L. Tomkiewicz-Pajak, et al.
Resynchronization therapy transvenous approach in dextrocardia and congenitally corrected transposition of the great arteries.
Cardiol J, 17 (2010), pp. 503-508
[11]
K. Krishnan, N.A. Avramovitch, M.H. Kim, et al.
Cardiac resynchronization therapy: A potential option for congenitally corrected transposition of the great vessels.
J Heart Lung Transplantation, 24 (2005), pp. 2293-2296
[12]
J. Janousek, R.A. Gebauer.
Cardiac resynchronization therapy in pediatric and congenital heart disease.
Pacing Clin Electrophysiol, 31 (2008), pp. S21-S23
[13]
E. Rodrigues-Cruz, P.P. Karpawich, R.A. Liebermann, et al.
Biventricular pacing as alternative therapy for dilated cardiomyopathy associated with congenital heart disease.
PACE, 24 (2001), pp. 235-237
[14]
J. Janousek, V. Tomek, V.A. Chaloupecky, et al.
Cardiac resynchronization therapy: A novel adjunct to the treatment and prevention of systemic right ventricular failure.
J Am Coll Cardiol, 44 (2004), pp. 1927-1931
[15]
H. Baumgartner, P. Bonhoeffer, N.M.S. de Groot, et al.
ESC Guidelines for the management of grown‐up congenital heart disease.
Eur Heart J, 31 (2010), pp. 2915-2957
[16]
C.A. Warnes, R.G. Williams, T.M. Bushore, et al.
ACC/AHA 2008 Guidelines for the Management of Adults with Congenital Heart Disease.
Circulation, 118 (2008), pp. e714-e833
[17]
E.N. Oechslin, D.A. Harrison, M.S. Connely, et al.
Mode of death in adults with congenital heart disease.
Am J Cardiol, 86 (2000), pp. 1111-1116
[18]
D.P. Zipes, A.J. Camm, M. Borggrefe, et al.
ACC/AHA/ESC 2006 Guidelines for Management of Patients With Ventricular Arrhythmias and the Prevention of Sudden Cardiac Death.
Circulation, 114 (2006), pp. e385-e484
[19]
Z.J. Zheng, J.B. Croft, W.H. Giles, et al.
Sudden cardiac death in the United States, 1989 to 1998.
Circulation, 104 (2001), pp. 2158-2163
[20]
B.L. Wilkoff, C.J. Love, C.L. Byrd, et al.
Transvenous lead extraction: Heart rhythm society expert consensus on facilities, training, indications, and patient management.
Heart Rhythm, 6 (2009), pp. 1085-1104
[21]
M.E. Alexander, F. Cecchin, E.P. Walsh, et al.
Implications of implantable cardioverter defibrillator therapy in congenital heart disease and pediatrics.
J Cardiovasc Electrophysiol, 15 (2004), pp. 72-76
[22]
C.I. Berul, G.F. van Hare, N.J. Kertesz, et al.
Results of a multicenter retrospective implantable cardioverter‐defibrillator registry of pediatric and congenital heart disease patients.
J Am Coll Cardiol, 51 (2008), pp. 1685-1691
[23]
P. Khairy, L. Harris, M.J. Landzberg, et al.
Implantable cardioverter‐defibrillators in tetralogy of Fallot.
Circulation, 117 (2008), pp. 363-370
[24]
D. Uslan, M. Sohail, J. Sauver St., et al.
Permanent pacemaker and implantable cardioverter defibrillator infection. A population‐based study.
Arch Intern Med, 167 (2007), pp. 669-675
[25]
F. Cecchin, P.A. Frangini, D.W. Brown, et al.
Cardiac resynchronization therapy (and multisite pacing) in pediatrics and congenital heart disease: five years experience in a single institution.
J Cardiovasc Electrophysiol, 20 (2009), pp. 58-65
[26]
P.P. Karpawich.
New direction in pacemaker therapy among children and adult patients with congenital heart disease.
Expert Rev Cardiovasc Ther, 5 (2007), pp. 611-613
[27]
A.M. Dubin, J. Janousek, E. Rhee, et al.
Resynchronization therapy in pediatric and congenital heart disease patients: an international multicenter study.
J Am Coll Cardiol, 46 (2005), pp. 2277-2283
Copyright © 2013. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.