Informação da revista
Vol. 34. Núm. 7 - 8.
Páginas 501-503 (Julho - Agosto 2015)
Vol. 34. Núm. 7 - 8.
Páginas 501-503 (Julho - Agosto 2015)
Imagem em Cardiologia
Open Access
Imagiologia cardiovascular de um aneurisma ventricular esquerdo gigante
Cardiovascular imaging of a giant left ventricular aneurysm
Visitas
8540
Gustavo Lima Sousa da Silvaa,
Autor para correspondência
gustavolssilva@gmail.com

Autor para correspondência.
, Catarina Alexandra da Silva Carvalheirob, Pedro Pinto Cardosoa, Ricardo João Abreu Arruda Pereirab, Ângelo Lucas Pereira Nobreb, Ana Maria Gomes de Almeidaa
a Serviço de Cardiologia, Hospital de Santa Maria, Centro Académico Médico de Lisboa, CCUL, Lisboa, Portugal
b Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, Hospital de Santa Maria, Centro Académico Médico de Lisboa, Lisboa, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (4)
Mostrar maisMostrar menos
Material adicional (7)
Texto Completo

Doente do sexo masculino, 73 anos, com antecedentes pessoais de doença arterial coronária e enfarte agudo do miocárdio ínfero‐posterior, referenciado à consulta de cardiologia por queixas de insuficiência cardíaca crónica NYHA III.

O ecocardiograma transtorácico revelou a presença de pseudoaneurisma/aneurisma ventricular inferior e posterior gigante, preenchido parcialmente por trombo, e condicionando deformação significativa da geometria ventricular (Figura 1; Vídeo 1‐4). Apesar das suas grandes dimensões, o aparelho subvalvular mitral encontrava‐se íntegro, não existindo regurgitação. Dada a dúvida no diagnóstico diferencial, foi realizada ressonância magnética cardíaca que confirmou tratar‐se de aneurisma ventricular gigante (maior eixo de 6,7cm) com trombo no seu interior (Figura 2; Vídeo 5‐6), pelo que iniciou terapêutica anticoagulante. A cintigrafia de perfusão miocárdica exclui isquemia e confirmou necrose do território inferior e posterior. O cateterismo cardíaco pré‐operatório revelou oclusão crónica do segmento proximal da artéria coronária direita e ausência de doença significativa no território coronário esquerdo. A ventriculografia demonstra o volumoso aneurisma ventricular (Figura 3; Vídeo 7). O doente foi submetido a correção cirúrgica do aneurisma: foi observado um volumoso aneurisma da face inferior do ventrículo esquerdo (Figura 4). Após entrada em circulação extracorporal foi feita aneurismectomia parcial com remoção de enorme trombo parietal e encerramento do colo do aneurisma com patch de Dacron® com 2×3cm (Figura 4). O ventrículo esquerdo foi encerrado com sutura contínua. O pós‐operatório decorreu sem intercorrências e o doente teve alta para o domicílio no 5.° dia de pós‐operatório.

Figura 1.

Ecocardiograma transtorácico bidimensional: (A) Apical quatro câmaras, sem alterações; (B) apical duas câmaras a revelar aneurisma ventricular gigante da parede inferior com trombo no seu interior; (C) apical duas câmaras modificado, mostrando preservação do aparelho subvalvular mitral; (D) apical três câmaras modificado a demonstrar volumoso aneurisma ventricular na parede posterior com trombo no seu interior.

(0,14MB).
Figura 2.

Ressonância magnética cardíaca cine‐SSFP: (A) longo eixo, a mostrar aneurisma ventricular gigante (maior eixo 6,7cm)da parede posterior (seta), com trombo no seu interior; (B) curto eixo acima do nível dos músculos papilares, a demonstrar volumoso aneurisma ventricular inferior e posterior (seta), com trombo no seu interior. SSFP: Steady‐State Free Precession.

(0,1MB).
Figura 3.

Ventriculografia a demonstrar aneurisma ventricular gigante, com setas a limitar os seus limites anatómicos.

(0,09MB).
Figura 4.

Situs intraoperatório após esternotomia mediana: (A) Volumoso aneurisma da face inferior do ventrículo esquerdo; (B) trombo parietal removido do aneurisma ventricular; (C) colo do aneurisma encerrado com patch de Dacron®.

(0,17MB).
Responsabilidades éticasProteção de pessoas e animais

Os autores declaram que para esta investigação não se realizaram experiências em seres humanos e/ou animais.

Confidencialidade dos dados

Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicação dos dados de pacientes.

Direito à privacidade e consentimento escrito

Os autores declaram que não aparecem dados de pacientes neste artigo.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Appendix A
Material suplementario

(0,58MB)
(0,59MB)
(0,44MB)
(0,62MB)
(0,32MB)
(0,36MB)
(2,24MB)

Copyright © 2014. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
Material Suplementar
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.