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procura infinita de sa&#250;de&#46; Afinal&#44; nada de diferente do que qualquer outra atividade&#44; mas com a enorme diferen&#231;a de aqui estar em jogo o mais absoluto valor&#58; o da <span class="elsevierStyleItalic">vida</span>&#46;</p><p id="par0355" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Desenvolvimento&#58; Etimologicamente o contr&#225;rio de envolvimento&#44; ou seja&#44; liberta&#231;&#227;o&#46; Como se mede&#44; sem que tal coincida com uma esp&#233;cie de &#171;felicidade nacional bruta a pre&#231;os de mercado&#187;&#63; H&#225; um &#171;crit&#233;rio&#187; que&#44; caricaturalmente&#44; considera tr&#234;s sinais exteriores&#44; daqueles que s&#227;o mais depressa apreendidos pelas pessoas&#58; a quantidade de &#40;pequenas&#41; obras sempre inacabadas nas ruas&#59; o estado de limpeza e higiene dos sanit&#225;rios p&#250;blicos&#44; em especial nos comboios&#59; e o grau de qualidade e de efici&#234;ncia das telecomunica&#231;&#245;es&#46; Ou seja&#44; uma s&#225;bia mistura de produtividade&#44; comportamento social e tecnologia&#46;</p><p id="par0025" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As tr&#234;s dimens&#245;es do desenvolvimento&#58; 1&#41; em n&#243;s&#58; individualidade &#40;n&#227;o individualismo&#41;&#59; 2&#41; dimens&#227;o social&#59; 3&#41; dimens&#227;o ambiental&#44; no encontro com a natureza&#46;</p><p id="par0030" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Cada vez mais&#44; o desenvolvimento tem de ser coerentemente pluridimensional&#46; Um desenvolvimento integral&#44; aut&#234;ntico&#44; libertador&#46; Um desenvolvimento associado &#224; &#233;tica e &#224; responsabilidade pessoal e social&#46; &#192; justi&#231;a distributiva e n&#227;o apenas &#224; justi&#231;a contratual e comutativa&#46; &#192; capacidade de conciliar mercado&#44; sociedade e Estado&#46; &#192; afirma&#231;&#227;o do princ&#237;pio da subsidiariedade&#46; Ao &#171;<span class="elsevierStyleItalic">ser mais e melhor</span>&#187; e n&#227;o apenas &#171;<span class="elsevierStyleItalic">ao incremento do ter</span>&#187;&#46; &#192; import&#226;ncia das energias morais para neutralizar os excessos alienantes de produtivismo e de utilitarismo&#46; &#192; sustentabilidade social&#44; demogr&#225;fica e geracional que erradique a primazia da l&#243;gica estrita do curto&#8208;prazo&#46; &#40;Bento XVI&#44; <span class="elsevierStyleItalic">Caritas in Veritate</span>&#41;&#58;</p></span><span id="sec0010" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0010">Diagn&#243;stico da sociedade contempor&#226;nea</span><p id="par0035" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o devemos esquecer as not&#225;veis express&#245;es de melhoria do bem&#8208;estar&#44; do aumento da esperan&#231;a de vida&#44; a redu&#231;&#227;o esmagadora da mortalidade infantil&#44; o fortalecimento de sistemas sociais p&#250;blicos&#44; o maior per&#237;odo de paz&#44; o acesso mais generalizado aos bens p&#250;blicos essenciais e tantos outros exemplos de progresso humano e social&#46;</p><p id="par0040" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Mas&#44; o que aqui quero expressar s&#227;o interroga&#231;&#245;es&#44; d&#250;vidas e at&#233; ang&#250;stias&#46; Ou seja&#44; o lado negativo desta <span class="elsevierStyleItalic">Rerum Novarum</span> &#40;Das coisas novas&#41;&#44; j&#225; n&#227;o de Le&#227;o XIII &#40;1891&#41;&#44; mas dos tempos hodiernos&#46;</p><p id="par0045" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Temos&#44; ao nosso dispor&#44; uma impar&#225;vel parafern&#225;lia tecnol&#243;gica&#46; Vivemos numa &#233;poca de &#234;xtase cient&#237;fica&#44; onde o infinito parece ser o limite&#46; Universalizaram&#8208;se poderosos meios virtuais de comunica&#231;&#227;o&#44; com o que de maravilhoso e danoso nos trazem&#46; Glorific&#225;mos o <span class="elsevierStyleItalic">homo economicus</span> e transform&#225;mos a economia de mercado em sociedade de mercado&#46; Endeus&#225;mos a globaliza&#231;&#227;o econ&#243;mica e informacional e ignor&#225;mos os seus perigos morais&#46; Valorizou&#8208;se mais o crescimento econ&#243;mico do que o desenvolvimento humano&#46; Estimulou&#8208;se a apologia e o elogio do sucesso&#44; enquanto se desdenhou da compaix&#227;o por quem fracassa&#46; Fomentou&#8208;se&#44; sem rodeios&#44; o monop&#243;lio do ter&#44; que tantas vezes esmaga a dignidade do ser&#46; Desprez&#225;mos a aldeia para aumentar o urbanismo descontrolado e o asfalto&#46; &#40;Tolst&#243;i&#44; aldeia&#41; Vivemos prenhes da nova ideologia do atualismo&#44; que secundariza o tempo que est&#225; para al&#233;m do dia seguinte&#46; Erguemos o utilitarismo como a &#233;tica da conveni&#234;ncia e o ego&#237;smo como a &#233;tica intergeracional&#46; Convivemos com uma insidiosa m&#233;trica do valor da vida&#44; atrav&#233;s da qual ser velho &#233; um problema e nascer &#233; uma inconveni&#234;ncia&#46; Continuamos&#44; apesar das declara&#231;&#245;es proclamat&#243;rias&#44; a ver a natureza como uma mera coisa instrumental a usar&#44; abusar e a saquear&#46; Exaltamos a exclusividade dos direitos e fragmentamos os correspondentes deveres&#46; Esquecemos que a no&#231;&#227;o de direitos humanos &#233; ilus&#243;ria quando se separa o direito do dever&#46; Enganamo&#8208;nos quando&#44; entre o bem e o mal&#44; cri&#225;mos uma falsa e perigosa categoria &#233;tica&#44; a da indiferen&#231;a&#46; Esbanjamos investiga&#231;&#227;o e dinheiro em meios de guerra nucleares&#44; ur&#226;nio enriquecido&#44; armamento sofisticado&#44; armas qu&#237;micas&#44; mas n&#227;o temos sido capazes de erradicar a mal&#225;ria que mata em &#193;frica&#44; e outras doen&#231;as&#44; s&#243; porque escolhem os pobres para seu alvo&#46; Desmerecemos o direito natural universal que decorre da natureza humana e dos seus fins para tudo concentrar no direito positivo contingente&#44; que&#44; n&#227;o raro&#44; contraria o direito natural&#46; Adulter&#225;mos o bem comum&#44; enquanto express&#227;o &#233;tica e dimens&#227;o social e comunit&#225;ria de fazer o bem e enquanto raz&#227;o de ser da autoridade pol&#237;tica&#46; Desvaloriz&#225;mos a fam&#237;lia e o lar &#40;palavra ora em desuso&#41; como epicentros da educa&#231;&#227;o&#44; da solidariedade e de transmiss&#227;o da vida&#44; em troca do individualismo&#44; da efemeridade e do hedonismo&#46; Troc&#225;mos valores s&#243;lidos pelo subjetivismo e relativismo de meras opini&#245;es que nada valem por tudo quererem valer&#46; Dividimos a for&#231;a da verdade e multiplicamos a mentira&#46; Promovemos a primazia do n&#250;mero e o sufoco da estat&#237;stica&#44; como formas trai&#231;oeiras de ditar pol&#237;ticas e de iludir as muitas formas de exclus&#227;o&#46; Satisfazemo&#8208;nos com a supremacia das circunst&#226;ncias sobre n&#243;s pr&#243;prios&#46; Reduzimos os agrupamentos humanos a arqu&#233;tipos formatados em vis&#245;es abstratas e objeto de decis&#245;es frias e distantes&#46;</p><p id="par0050" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Assistimos a uma Europa sem alma&#44; sem comando&#44; cheia de tiques de corre&#231;&#227;o pol&#237;tica&#44; palavrosa e convertida em euros&#46; Deix&#225;mos de ter estadistas que viam longe&#44; para dar lugar &#224; pol&#237;tica que n&#227;o enxerga para al&#233;m do curt&#237;ssimo prazo e alimenta &#40;e se alimenta&#41; de epifen&#243;menos populares&#44; populistas&#44; ou seja&#44; l&#225; o que for&#46;</p><p id="par0055" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Somos de um tempo em que uns acusam outros de culpas&#44; n&#227;o raro por nada de importante e por tudo de insignificante&#46; T&#227;o concentrados estamos nas verdadeiras ou inventadas culpas&#44; que esquecemos as solu&#231;&#245;es ou os caminhos a trilhar&#46; Troc&#225;mos a seguran&#231;a das solu&#231;&#245;es pela pressa das impress&#245;es&#46; Para isso&#44; menosprezamos a mem&#243;ria&#44; alimentados por uma insidiosa cultura do presentismo e do descarte&#46; A eros&#227;o memorial &#233; mais conveniente para quem anuncia do que para quem age&#46; Sacrificamos o essencial&#44; seduzidos que estamos pela obsess&#227;o da quantidade&#44; da futilidade&#44; sen&#227;o mesmo da inutilidade&#46; Tudo subjugamos ao tempo f&#237;sico &#40;<span class="elsevierStyleItalic">kronos</span>&#41; e desvalorizamos o tempo espiritual que est&#225; para al&#233;m do tempo &#40;<span class="elsevierStyleItalic">kayros</span>&#41;&#46; Como ilustrativamente&#44; nos diz um prov&#233;rbio&#44; creio que chileno&#44; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">&#224; procura de &#225;gua&#44; encontr&#225;mos petr&#243;leo e morremos &#224; sede</span>&#187;&#46;</p><p id="par0060" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Propositadamente estou a falar na primeira pessoa do plural&#44; e n&#227;o num an&#243;nimo sujeito nulo&#46; Mas porque n&#243;s&#44; se todos achamos que nada ou pouco temos a ver com isto&#63; Fi&#8208;lo&#44; desde logo pensando em mim&#44; tendo presente um texto do fil&#243;sofo e eticista Emmanuel Levinas&#44; em <span class="elsevierStyleItalic">&#201;tica e infinito</span>&#44; por sua vez baseado no que Dostoi&#233;vski&#44; escreve em <span class="elsevierStyleItalic">Os irm&#227;os Karamazov</span>&#58; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">Somos todos culpados de tudo e de todos perante todos&#44; eu mais do que os outros&#46; N&#227;o devido a esta ou &#224;quela culpabilidade efetivamente minha por causa de faltas que tivesse cometido&#44; mas porque sou respons&#225;vel de uma responsabilidade total</span>&#187;&#46;</p><p id="par0065" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Enfim&#44; vivemos &#40;viv&#237;amos&#41; numa roda aparente&#44; enganadora e solipsista&#44; que muitos julgavam inexpugn&#225;vel&#46; E&#44; de repente&#44; um v&#237;rus do tamanho de nada consegue&#44; planetariamente&#44; p&#244;r em causa este estado de coisas&#46; Um quase invis&#237;vel inimigo de cerca de 500 nan&#243;metros&#44; ataca&#8208;nos na nossa mais sagrada e vulner&#225;vel express&#227;o&#44; a da vida&#46; Perante este combate&#44; tudo o resto se esvanece&#46; O que ontem era importante&#44; hoje passou a ser dispens&#225;vel&#46; O que ontem era urgente&#44; diluiu&#8208;se na sua quase sempre falsa pressa&#46; Ningu&#233;m sabe como esta situa&#231;&#227;o vai evoluir<span class="elsevierStyleBold">&#44; mas o despertar das consci&#234;ncias deve ser encarado como uma boa li&#231;&#227;o a tirar para o futuro</span>&#46; Este &#233; um ponto que nos deve tornar mais avisados quanto &#224;s servid&#245;es em que muitas vidas se deixaram aprisionar&#46; Esta guerra silenciosa que o mundo enfrenta abre&#8208;nos e alerta&#8208;nos para as verdadeiras e profundas prioridades de governantes e governados&#44; da vida em sociedade&#46;</p><p id="par0070" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Reconhe&#231;o que este meu diagn&#243;stico seja por demais pessimista&#44; de observar o mundo agora confrontado com o brutal ataque de um trai&#231;oeiro micro&#8208;organismo&#46; Mas&#44; tamb&#233;m&#44; falo no otimismo esperan&#231;oso da li&#231;&#227;o que saibamos tirar desta amea&#231;a&#46; E se s&#243; o nosso comportamento pode erradicar este pesadelo&#44; que ele sirva tamb&#233;m para prevenirmos o nosso futuro&#46;</p><p id="par0075" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A crise &#233; sempre uma ocasi&#227;o de discernimento&#44; de distinguir o essencial e acess&#243;rio&#44; o &#250;til e o f&#250;til&#44; o perene e o passageiro&#44; o relevante e o adjacente&#44; o ser e o ter&#46;</p></span><span id="sec0015" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0015">Os limites para um melhor desenvolvimento</span><p id="par0080" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O desenvolvimento tamb&#233;m sempre nos colocar&#225; o problema dos LIMITES&#46; Vejamos o quadro anexo que estabelece as ordens &#40;no sentido de Pascal&#41; que temos diante de n&#243;s&#46; Este modelo &#233; parcialmente baseado no pensador franc&#234;s Andr&#233; Comte&#8208;Sponville&#46;</p><p id="par0360" class="elsevierStylePara elsevierViewall"><elsevierMultimedia ident="202105010726396551"></elsevierMultimedia></p><span id="sec0035" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0020">1&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem tecnocient&#237;fica&#58; Que limites estabelecer&#63;</span><p id="par0090" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Esta ordem est&#225; endogenamente ligada por oposi&#231;&#227;o do poss&#237;vel ao imposs&#237;vel&#44; que&#44; todavia&#44; &#233; incapaz de se autolimitar&#46; &#201; o que se designa por processo cient&#237;fico e tecnol&#243;gico&#46; Que n&#227;o &#233; garantia para a humanidade&#46; As ci&#234;ncias s&#243; por si n&#227;o se autolimitam&#46; Logo&#44; t&#234;m de ser limitadas do exterior&#46;</p><p id="par0095" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A ci&#234;ncia&#44; seja ela qual for&#44; apenas nos diz o que agora &#233; tecnicamente poss&#237;vel&#44; cientificamente pens&#225;vel ou por enquanto ainda n&#227;o poss&#237;vel&#46; O mesmo avan&#231;o cient&#237;fico pode ser usado para o bem ou para o mal&#46;</p><p id="par0100" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Armas letais&#44; manipula&#231;&#245;es gen&#233;ticas&#44; clonagem reprodutiva&#44; desenvolvimento qu&#237;mico&#44; energia nuclear s&#227;o exemplos bem conhecidos dessa ambival&#234;ncia&#46;</p><p id="par0105" class="elsevierStylePara elsevierViewall">J&#225; dizia Kant&#58; uma ci&#234;ncia que negligenciasse a &#233;tica seria b&#225;rbara e selvagem&#46; Uma &#233;tica que competisse com a ci&#234;ncia seria dominadora e castradora&#46;</p></span><span id="sec0040" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0025">2&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem econ&#243;mica</span><p id="par0115" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Que limites para a economia&#63; Que limites para o mercado&#63; Que limites para o mercado de capitais&#63; Que limites para o pre&#231;o da habita&#231;&#227;o&#63; Ou do petr&#243;leo&#63; Ou das mat&#233;rias primas&#63; Ou da alimenta&#231;&#227;o &#40;limites de m&#237;nimos e de m&#225;ximos&#41;&#63; Ou dos sal&#225;rios&#63; Ou dos juros&#63; A economia n&#227;o responde&#8230; N&#227;o h&#225; limites econ&#243;micos para a economia&#44; como &#233; bem vis&#237;vel em tempos de euforia especulativa ou em per&#237;odos de depress&#227;o&#46;</p><p id="par0120" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Logo&#44; tem de ser limitada do exterior&#46;</p></span><span id="sec0045" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0030">3&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem jur&#237;dico&#8208;pol&#237;tica &#40;A Lei e o Estado&#41;</span><p id="par0130" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Estruturada por oposi&#231;&#227;o do legal ao ilegal&#46;</p><p id="par0135" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Mas como se pode limitar esta terceira ordem&#44; seja a n&#237;vel individual&#44; seja a n&#237;vel coletivo&#63;</p><p id="par0140" class="elsevierStylePara elsevierViewall">H&#225; quem diga que a &#233;tica &#233; t&#227;o&#8208;s&#243; o cumprimento escrupuloso da lei&#46; Acontece que o conjunto das normas jur&#237;dicas e o conjunto das normas &#233;ticas jamais coincidem&#46; H&#225; muitas regras de conduta &#233;tica que n&#227;o est&#227;o juridicamente plasmadas&#46; A &#233;tica n&#227;o se estrutura na dicotomia legal&#47;ilegal&#44; mas radica na consci&#234;ncia&#46; O conjunto do que &#233; moralmente aceit&#225;vel &#40;o leg&#237;timo&#41; &#233; mais restrito do que &#233; juridicamente aceit&#225;vel &#40;o legal&#41;&#46; Nem tudo o que a lei permite se nos deve impor&#44; e h&#225; coisas que a lei n&#227;o imp&#245;e&#44; mas que se nos devem impor&#46; Nenhuma lei pro&#237;be em absoluto a mentira&#44; a desonestidade&#44; a deslealdade&#44; a malvadez&#44; o &#243;dio&#44; o desprezo&#44; a vilanagem&#8230; Como nenhuma lei s&#243; por si assegura a dec&#234;ncia&#44; a verdade&#44; a generosidade<span class="elsevierStyleBold">&#44;</span> a temperan&#231;a&#44; a prud&#234;ncia&#44; a exemplaridade&#44; a integridade&#44; a autenticidade&#44; a honradez&#44; a coer&#234;ncia ou a sensatez&#46;</p><p id="par0145" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Imagine&#8208;se o puro &#40;ou vil&#41; legalista&#46; Imagine&#8208;se se se limitasse ao cumprimento da lei&#46;</p><p id="par0150" class="elsevierStylePara elsevierViewall">E&#44; aqui chegados&#44; poderemos ter um &#171;monstro&#187;&#58; um legalista puro e duro&#44; cientificamente competente e tecnicamente perfeito&#46;</p><p id="par0155" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em n&#237;vel coletivo&#44; h&#225; exemplos dram&#225;ticos na hist&#243;ria que nos evidenciam que a lei &#40;mesmo que sustentada na soberania do povo ou vontade de maiorias em determinados momentos&#41; que o legislador pode fazer o melhor e o pior &#40;apartheid&#44; genoc&#237;dios&#44; holocausto&#44; goulag etc&#46;&#41;&#46;</p><p id="par0160" class="elsevierStylePara elsevierViewall">&#201; que n&#227;o se vota sobre o que &#233; verdadeiro ou falso&#44; sobre o bem e o mal&#46; Como pode a lei limitar o que faz a lei&#63; A norma jur&#237;dica n&#227;o pode assegurar a capacidade de se limitar a si pr&#243;pria &#40;n&#227;o h&#225; limites&#44; mesmo que democr&#225;ticos para a democracia&#41;&#46; O que vemos hoje por todo o mundo &#233; o que chamaria de &#171;oportunismo legal&#187;&#46; Fazem&#8208;se leis&#44; n&#227;o como express&#227;o da raz&#227;o &#40;como dizia S&#227;o Tom&#225;s de Aquino&#41;&#44; mas leis prolixas vagueando entre vontade&#44; conveni&#234;ncia e ilus&#227;o&#46;</p><p id="par0165" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Logo temos de a limitar do exterior&#46;</p></span><span id="sec0050" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0035">4&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem da moral &#40;e n&#227;o ordem moral&#41;</span><p id="par0175" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A &#233;tica da primeira pessoa &#40;a autoexig&#234;ncia&#41; deveria ser sempre a primeira condi&#231;&#227;o para a &#233;tica da terceira pessoa &#40;ser&#8208;se exigente com os outros&#41;&#46; Infelizmente todos os dias se observam distor&#231;&#245;es deste contrato moral&#46; E parece cada vez menos considerado o imperativo kantiano&#58; <span class="elsevierStyleItalic">Age unicamente segundo a m&#225;xima que te leve a querer ao mesmo tempo que ela se torne uma lei de tal modo que&#44; se os pap&#233;is fossem invertidos&#44; as partes em quest&#227;o estariam sempre de acordo</span>&#46;</p><p id="par0180" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A consci&#234;ncia de uma pessoa honesta &#233; mais exigente do que o produto de um legislador&#46;</p><p id="par0185" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o h&#225; necessidade de limitar a ordem da moral &#40;como se algu&#233;m pudesse ser moral de mais&#41;&#44; mas sim de a completar&#44; porque&#44; em si&#44; a &#233;tica &#233; indispens&#225;vel&#44; mas ainda insuficiente&#46; A &#233;tica &#233; uma express&#227;o de exig&#234;ncia e livre arb&#237;trio&#58; conciliar o quero&#44; o posso e o devo&#46; H&#225; coisas que quero&#44; mas n&#227;o posso&#46; H&#225; coisas que posso&#44; mas n&#227;o devo&#46; H&#225; coisas que devo&#44; mas n&#227;o quero &#40;ou que n&#227;o devo&#44; mas quero&#41;&#46; Pode&#8208;se ser melhor pessoa&#44; mas n&#227;o se pode ser mais pessoa&#46;</p><p id="par0190" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A regra de ouro no plano &#233;tico tem sido frequentemente violada&#58; para alguns&#44; os fins justificam sempre qualquer tipo de meio&#46; Para tal&#44; &#171;inventou&#8208;se&#187; um novo arqu&#233;tipo moral entre os atos bons e os maus&#58; os atos indiferentes&#44; uma esp&#233;cie de silenciosa amiba onde se acolhem as maiores ilegitimidades &#233;ticas&#46;</p><p id="par0195" class="elsevierStylePara elsevierViewall"><span class="elsevierStyleItalic">A</span> perspetiva axiol&#243;gica do uso do poder como poder&#8208;dever tende a diluir&#8208;se na primazia do <span class="elsevierStyleBold">tri&#226;ngulo presentismo&#8208;relativismo&#8208;subjetivismo</span>&#46; No frenesim de micro&#44; pequenas e m&#233;dias &#233;ticas&#44; a sociedade vem&#8208;se tornando mais amn&#233;sica&#46;</p><p id="par0200" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Fazer as coisas bem feitas poder&#225; ser uma medida de efici&#234;ncia&#46; Mas s&#243; fazer as coisas certas &#233; uma medida de &#233;tica&#46; Juntando estas duas asser&#231;&#245;es&#44; isto &#233; fazer as coisas certas de um modo certo &#233; chegar &#224; plenitude do imperativo &#233;tico&#46; Para tal&#44; buscando os fins na sua rela&#231;&#227;o com o outro e consigo&#46; E sabendo escolher os meios necess&#225;rios para alcan&#231;ar os fins&#46; Com liberdade e responsabilidade&#46; Tantas vezes em confronta&#231;&#227;o dilem&#225;tica&#44; em contextos e situa&#231;&#245;es que podem implicar escolhas dif&#237;ceis e custos associados a ren&#250;ncias&#46; O que falta ao &#171;fariseu&#187; &#233; a calibragem moral&#44; o humanismo&#44; o amor&#46;</p></span><span id="sec0055" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0040">5&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem da natureza</span><p id="par0210" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Uma &#233;tica n&#227;o se esgota numa perspetiva meramente antropoc&#234;ntrica&#44; com o ser humano desligado do mundo natural&#46;</p><p id="par0215" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A ideia de uma integral e pluridimensional &#233;tica refuta a ideia moral de p&#244;r o Homem &#224; parte da Natureza&#44; como se esta e todos os outros seres vivos n&#227;o tivessem direito aos nossos deveres para com eles&#46; O conceito de dignidade numa perspetiva teleol&#243;gica n&#227;o diz apenas respeito aos seres vivos &#40;seres humanos&#44; animais&#44; plantas&#41; como a todos os seres n&#227;o vivos &#40;oceanos&#44; cursos de &#225;gua&#44; atmosfera&#41;&#46;</p><p id="par0220" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O valor da natureza n&#227;o pode ser meramente instrumental&#46; Um mero reservat&#243;rio de recursos&#46; Ou coisificado&#44; pela apropria&#231;&#227;o e transforma&#231;&#227;o do mundo natural&#46; Antes exige uma vis&#227;o bioc&#234;ntrica que nos possa conduzir a um ideal &#233;tico de harmonia do homem com a natureza&#46; Da&#237; e desde logo&#44; a afirma&#231;&#227;o da &#233;tica do cuidar e do princ&#237;pio preventivo que lhe est&#225; associado&#46; Ao menos&#44; ditada pelo princ&#237;pio da necessidade&#46;</p><p id="par0225" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A nossa vida no planeta depende da vida vegetal&#46; Gra&#231;as &#224; fotoss&#237;ntese&#44; conseguem o milagre da transforma&#231;&#227;o da energia luminosa em energia qu&#237;mica&#44; que nos permite viver&#46; A fotoss&#237;ntese &#233; o verdadeiro motor da vida&#58; &#225;gua&#44; luz e di&#243;xido de carbono para nos libertarem oxig&#233;nio&#46; Haver&#225; d&#225;diva maior&#63;</p><p id="par0230" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As leis do mercado t&#234;m prevalecido inexoravelmente sobre as leis da Natureza&#46; O uso dos recursos ambientais n&#227;o pode ser separado do respeito pelas exig&#234;ncias morais&#46; As estat&#237;sticas n&#227;o refletem a realidade da terra&#44; do ar e do mar&#46; O PIB &#233; cada vez mais um indicador imperfeito e incompleto&#46; N&#227;o toma em conta a aprecia&#231;&#227;o ou a deprecia&#231;&#227;o do ativo ambiental e dos recursos naturais&#46; J&#225; se fala&#44; com insist&#234;ncia&#44; em outras formas de medir a riqueza e o desenvolvimento&#44; considerando n&#227;o apenas o que se produz como ativo da sociedade &#40;o PIB contabil&#237;stico tradicional&#41;&#44; mas deduzindo&#8208;lhe o passivo que resulta da deprecia&#231;&#227;o ou destrui&#231;&#227;o de bens naturais indispens&#225;veis ao bem&#8208;estar coletivo &#40;&#225;gua&#44; solos&#44; florestas&#44; pescas&#44; reservas minerais&#41;&#46; Provavelmente se isto fosse tomado em conta &#8211; um PIB mais verde ou azul &#8211; a degrada&#231;&#227;o e a destrui&#231;&#227;o da floresta&#44; por exemplo&#44; teriam provocado quedas do PIB&#46; Quem sabe se esta mudan&#231;a estat&#237;stica&#44; s&#243; por si&#44; n&#227;o permitiria uma aten&#231;&#227;o maior a estes setores&#44; pois que deste modo os governantes se sentiriam mais escrutinados&#8230;&#46;</p><p id="par0235" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Uma &#233;tica humana&#44; mas abrindo&#8208;se ao mundo natural&#46; O Papa Francisco na Enc&#237;clica <span class="elsevierStyleItalic">Laudato Si</span> nos alerta para uma l&#243;gica de crescimento como se f&#244;ssemos &#171;<span class="elsevierStyleItalic">propriet&#225;rios e dominadores&#44; autorizados a saquear</span>&#187; os bens do planeta&#46; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">A fraqueza das rea&#231;&#245;es perante os gemidos da irm&#227; Terra</span>&#187;&#46;</p></span><span id="sec0060" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0045">6&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem do amor</span><p id="par0245" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Por fim&#44; a ordem do amor&#58; o amor da verdade&#44; o amor da humanidade ou do pr&#243;ximo e o amor da liberdade&#46; Ou&#44; por outras palavras&#44; a ordem da humanidade em que a nossa tripla condi&#231;&#227;o de indiv&#237;duo&#44; cidad&#227;o e pessoa convergem para a edifica&#231;&#227;o do bem&#8208;comum&#46;</p><p id="par0250" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em conclus&#227;o&#58; precisamos destas seis ordens ao mesmo tempo&#44; na sua independ&#234;ncia relativa e na sua plena intera&#231;&#227;o&#46;</p><p id="par0260" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As seis s&#227;o necess&#225;rias&#44; nenhuma &#233; suficiente&#46;</p></span></span><span id="sec0020" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0050">Cuidados de sa&#250;de</span><p id="par0265" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Terminarei com uma breve passagem pelo que considero serem fatores ligados a tens&#245;es entre as ordens citadas no dom&#237;nio dos cuidados de sa&#250;de&#46;</p><p id="par0270" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Algu&#233;m disse que &#171;<span class="elsevierStyleItalic">os servi&#231;os de sa&#250;de s&#227;o a medida de uma civiliza&#231;&#227;o</span>&#187;&#46; Parece&#8208;me ser uma asser&#231;&#227;o cada vez mais adequada&#46;</p><p id="par0275" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Falando mais concretamente dos sistemas de sa&#250;de ou outras ofertas de sa&#250;de&#44; importa alterar fatores de obstru&#231;&#227;o e de exerc&#237;cio de formas de poder ao desenvolvimento na era p&#243;s&#8208;Covid&#58;</p><p id="par0280" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder da tecnocracia e da burocracia sobre a humaniza&#231;&#227;o dos cuidados de sa&#250;de&#46; Burocracia entendida como o resultado do div&#243;rcio entre os meios e os fins&#46; Tecnocracia como a supremacia dos meios sobre os fins que muitas vezes se superiorizam face ao car&#225;ter e finalidade humanos e humanistas da presta&#231;&#227;o de cuidados de sa&#250;de&#46; N&#227;o &#233; por acaso que o sistema de sa&#250;de p&#250;blico deve ser o &#250;nico setor econ&#243;mico que se queixa da procura e v&#234; o seu aumento como uma fatalidade e n&#227;o como uma oportunidade&#33;</p><p id="par0285" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder das estruturas org&#226;nicas sobre os objetivos de sa&#250;de&#46; A segmenta&#231;&#227;o e compartimenta&#231;&#227;o das respostas conduzem&#44; n&#227;o raro&#44; &#224; sua insufici&#234;ncia e iniquidade&#44; para problemas que s&#227;o globais&#44; ou mesmo &#224; sua omiss&#227;o funcional constituindo quase &#171;terras de ningu&#233;m&#187; &#40;em parte&#44; geriatria&#44; sa&#250;de mental&#41;&#46; Os servi&#231;os p&#250;blicos de sa&#250;de ainda s&#227;o monol&#237;ticos na sua estrutura e fragmentados na sua a&#231;&#227;o&#46; Por isso&#44; n&#227;o &#233; de admirar que para os mais pobres a urg&#234;ncia hospitalar seja o &#250;nico ponto de sistema integrado de cuidados de sa&#250;de&#46;</p><p id="par0290" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder das estat&#237;sticas sobre as pessoas que se revela no facto de a pol&#237;tica em geral se distanciar das pessoas e dos seus problemas concretos e de muitas vezes se enfocar a administra&#231;&#227;o da coisa p&#250;blica nas estat&#237;sticas&#44; como seu fim &#250;ltimo&#46; Ora&#44; na sa&#250;de&#44; antes dos n&#250;meros est&#227;o sempre as pessoas&#44; antes da apar&#234;ncia estat&#237;stica est&#225; a realidade percecionada por cada pessoa&#46; A obsess&#227;o pela quantidade at&#233; pode ser uma eficiente &#171;uni&#227;o de facto&#187;&#44; mas s&#243; a luta pela qualidade revela a excel&#234;ncia humana de uma &#171;uni&#227;o de valor&#187;&#33;</p><p id="par0295" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder dos diagn&#243;sticos &#40;seguran&#231;a&#41; sobre as terap&#234;uticas &#40;efic&#225;cia&#41; que levou caricaturalmente o escritor austr&#237;aco Karl Kraus a afirmar que &#171;<span class="elsevierStyleItalic">uma das causas mais comuns de todas as doen&#231;as &#233; o diagn&#243;stico</span>&#187;&#33;</p><p id="par0300" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder da idade e dos ativos sobre os inativos&#44; que gera situa&#231;&#245;es de alguma discrimina&#231;&#227;o&#44; porque em primeiro lugar os ativos t&#234;m mais disponibiliza&#231;&#227;o de cuidados e as pessoas mais velhas t&#234;m mais dificuldade de obter cuidados de sa&#250;de adequados&#46; H&#225; mesmo&#44; por vezes&#44; a ideia utilitarista e humanamente perversa de uma &#171;m&#233;trica da vida&#187;&#44; pela qual j&#225; n&#227;o vale a pena &#171;investir&#187; na sa&#250;de dos velhos&#46;</p><p id="par0305" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder urbano sobre o rural&#58; sendo que na sa&#250;de &#233; sobretudo a oferta que condiciona a procura&#44; havendo no campo menos oferta de centros de sa&#250;de&#44; de hospitais&#44; de farm&#225;cias&#44; de meios de diagn&#243;stico&#44; h&#225; menos preven&#231;&#227;o e menos consumo de &#171;cuidados de sa&#250;de&#187;&#46; Estudos emp&#237;ricos revelam claramente que fora das grandes cidades&#44; o consumo&#44; designadamente de cuidados em ambulat&#243;rio&#44; &#233; quase diretamente proporcional &#224; densidade dos servi&#231;os m&#233;dicos&#46;</p><p id="par0310" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Tudo a haver com as quest&#245;es&#8208;chave&#44; agora mais exigentes e prementes&#58;</p><p id="par0315" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Como compatibilizar equidade e efici&#234;ncia&#44; liberdade de escolha e concorr&#234;ncia&#44; equil&#237;brio sensato entre incentivos e controlos&#44; consumo e gest&#227;o de meios&#44; segmenta&#231;&#227;o de responsabilidades e partilha de riscos&#44; solidariedade e contratualiza&#231;&#227;o do risco&#63;</p><p id="par0320" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Como atuar face &#224;s restri&#231;&#245;es que resultam das caracter&#237;sticas de rivalidade do bem sa&#250;de&#44; com uma gest&#227;o cada vez mais exigente numa economia de escassez&#44; com a aspira&#231;&#227;o &#224; equidade e tempestividade no seu uso&#44; com a fortaleza de estritas regras &#233;ticas e deontol&#243;gicas&#44; com uma evolu&#231;&#227;o tecnol&#243;gica alucinante no diagn&#243;stico e terap&#234;utica&#44; com uma crescente e bem&#8208;vinda consciencializa&#231;&#227;o dos direitos dos cidad&#227;os&#44; com o imperativo da privacidade&#44; e at&#233; com uma revolu&#231;&#227;o no dom&#237;nio da gen&#233;tica que levanta novas e insond&#225;veis interroga&#231;&#245;es&#46; Al&#233;m da valoriza&#231;&#227;o da &#233;tica de cuidar que est&#225; para al&#233;m da &#233;tica de curar&#46;</p><p id="par0325" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em conclus&#227;o&#58; sabendo&#8208;se que a hist&#243;ria se repete&#44; ainda que com diferentes meios e conting&#234;ncias&#44; temos de ser humildes&#44; apurar o sentido de preven&#231;&#227;o&#44; sem a obsess&#227;o do manique&#237;smo&#44; prontos a aprender com os erros&#46;</p><p id="par0335" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o h&#225; rem&#233;dios t&#233;cnicos para males &#233;ticos&#46; Esta &#233; a mais s&#233;ria e profunda reforma estrutural e geracional que urge concretizar&#46; Com futuro e esperan&#231;a&#46;</p><p id="par0345" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Aqui&#44; apenas procurei lan&#231;ar interroga&#231;&#245;es&#46; Como escreveu Conf&#250;cio&#44; &#171;n&#227;o procuro tanto saber as respostas&#44; mas sobretudo compreender as perguntas&#187;&#46; Ou Goethe&#58; 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Perspetivas em Cardiologia
Desenvolvimento (pós‐Covid): memória, discernimento, humanismo, ética, ciência e natureza
Development post‐Covid‐19: memory, discernment, humanism, ethics, science and nature
António Bagão Félix
Professor catedrático convidado da Universidade Lusíada/Ex‐ministro da Segurança Social e do Trabalho/Ex‐ministro das Finanças, Lisboa, Portugal
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    "textoCompleto" => "<span class="elsevierStyleSections"><span id="sec0030" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0005">T&#243;picos</span><p id="par0020" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A primeira raz&#227;o de ser da ci&#234;ncia econ&#243;mica prende&#8208;se com a regra universal e intemporal de os recursos dispon&#237;veis serem limitados face &#224;s necessidades&#46; Para aproximar aqueles meios e estes fins&#44; o <span class="elsevierStyleItalic">crescimento econ&#243;mico</span> &#233; uma condi&#231;&#227;o necess&#225;ria&#46; Por&#233;m&#44; insuficiente se n&#227;o resultar em maior <span class="elsevierStyleItalic">desenvolvimento humano&#46;</span> E&#44; consequentemente&#44; atrav&#233;s da medida da quantidade &#40;econ&#243;mica&#41; se progredir na qualidade &#40;humana&#41;&#46; Esta &#233; uma inequa&#231;&#227;o a que a atividade m&#233;dica tamb&#233;m n&#227;o &#233; imune&#58; a natureza finita dos recursos face &#224; procura infinita de sa&#250;de&#46; Afinal&#44; nada de diferente do que qualquer outra atividade&#44; mas com a enorme diferen&#231;a de aqui estar em jogo o mais absoluto valor&#58; o da <span class="elsevierStyleItalic">vida</span>&#46;</p><p id="par0355" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Desenvolvimento&#58; Etimologicamente o contr&#225;rio de envolvimento&#44; ou seja&#44; liberta&#231;&#227;o&#46; Como se mede&#44; sem que tal coincida com uma esp&#233;cie de &#171;felicidade nacional bruta a pre&#231;os de mercado&#187;&#63; H&#225; um &#171;crit&#233;rio&#187; que&#44; caricaturalmente&#44; considera tr&#234;s sinais exteriores&#44; daqueles que s&#227;o mais depressa apreendidos pelas pessoas&#58; a quantidade de &#40;pequenas&#41; obras sempre inacabadas nas ruas&#59; o estado de limpeza e higiene dos sanit&#225;rios p&#250;blicos&#44; em especial nos comboios&#59; e o grau de qualidade e de efici&#234;ncia das telecomunica&#231;&#245;es&#46; Ou seja&#44; uma s&#225;bia mistura de produtividade&#44; comportamento social e tecnologia&#46;</p><p id="par0025" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As tr&#234;s dimens&#245;es do desenvolvimento&#58; 1&#41; em n&#243;s&#58; individualidade &#40;n&#227;o individualismo&#41;&#59; 2&#41; dimens&#227;o social&#59; 3&#41; dimens&#227;o ambiental&#44; no encontro com a natureza&#46;</p><p id="par0030" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Cada vez mais&#44; o desenvolvimento tem de ser coerentemente pluridimensional&#46; Um desenvolvimento integral&#44; aut&#234;ntico&#44; libertador&#46; Um desenvolvimento associado &#224; &#233;tica e &#224; responsabilidade pessoal e social&#46; &#192; justi&#231;a distributiva e n&#227;o apenas &#224; justi&#231;a contratual e comutativa&#46; &#192; capacidade de conciliar mercado&#44; sociedade e Estado&#46; &#192; afirma&#231;&#227;o do princ&#237;pio da subsidiariedade&#46; Ao &#171;<span class="elsevierStyleItalic">ser mais e melhor</span>&#187; e n&#227;o apenas &#171;<span class="elsevierStyleItalic">ao incremento do ter</span>&#187;&#46; &#192; import&#226;ncia das energias morais para neutralizar os excessos alienantes de produtivismo e de utilitarismo&#46; &#192; sustentabilidade social&#44; demogr&#225;fica e geracional que erradique a primazia da l&#243;gica estrita do curto&#8208;prazo&#46; &#40;Bento XVI&#44; <span class="elsevierStyleItalic">Caritas in Veritate</span>&#41;&#58;</p></span><span id="sec0010" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0010">Diagn&#243;stico da sociedade contempor&#226;nea</span><p id="par0035" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o devemos esquecer as not&#225;veis express&#245;es de melhoria do bem&#8208;estar&#44; do aumento da esperan&#231;a de vida&#44; a redu&#231;&#227;o esmagadora da mortalidade infantil&#44; o fortalecimento de sistemas sociais p&#250;blicos&#44; o maior per&#237;odo de paz&#44; o acesso mais generalizado aos bens p&#250;blicos essenciais e tantos outros exemplos de progresso humano e social&#46;</p><p id="par0040" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Mas&#44; o que aqui quero expressar s&#227;o interroga&#231;&#245;es&#44; d&#250;vidas e at&#233; ang&#250;stias&#46; Ou seja&#44; o lado negativo desta <span class="elsevierStyleItalic">Rerum Novarum</span> &#40;Das coisas novas&#41;&#44; j&#225; n&#227;o de Le&#227;o XIII &#40;1891&#41;&#44; mas dos tempos hodiernos&#46;</p><p id="par0045" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Temos&#44; ao nosso dispor&#44; uma impar&#225;vel parafern&#225;lia tecnol&#243;gica&#46; Vivemos numa &#233;poca de &#234;xtase cient&#237;fica&#44; onde o infinito parece ser o limite&#46; Universalizaram&#8208;se poderosos meios virtuais de comunica&#231;&#227;o&#44; com o que de maravilhoso e danoso nos trazem&#46; Glorific&#225;mos o <span class="elsevierStyleItalic">homo economicus</span> e transform&#225;mos a economia de mercado em sociedade de mercado&#46; Endeus&#225;mos a globaliza&#231;&#227;o econ&#243;mica e informacional e ignor&#225;mos os seus perigos morais&#46; Valorizou&#8208;se mais o crescimento econ&#243;mico do que o desenvolvimento humano&#46; Estimulou&#8208;se a apologia e o elogio do sucesso&#44; enquanto se desdenhou da compaix&#227;o por quem fracassa&#46; Fomentou&#8208;se&#44; sem rodeios&#44; o monop&#243;lio do ter&#44; que tantas vezes esmaga a dignidade do ser&#46; Desprez&#225;mos a aldeia para aumentar o urbanismo descontrolado e o asfalto&#46; &#40;Tolst&#243;i&#44; aldeia&#41; Vivemos prenhes da nova ideologia do atualismo&#44; que secundariza o tempo que est&#225; para al&#233;m do dia seguinte&#46; Erguemos o utilitarismo como a &#233;tica da conveni&#234;ncia e o ego&#237;smo como a &#233;tica intergeracional&#46; Convivemos com uma insidiosa m&#233;trica do valor da vida&#44; atrav&#233;s da qual ser velho &#233; um problema e nascer &#233; uma inconveni&#234;ncia&#46; Continuamos&#44; apesar das declara&#231;&#245;es proclamat&#243;rias&#44; a ver a natureza como uma mera coisa instrumental a usar&#44; abusar e a saquear&#46; Exaltamos a exclusividade dos direitos e fragmentamos os correspondentes deveres&#46; Esquecemos que a no&#231;&#227;o de direitos humanos &#233; ilus&#243;ria quando se separa o direito do dever&#46; Enganamo&#8208;nos quando&#44; entre o bem e o mal&#44; cri&#225;mos uma falsa e perigosa categoria &#233;tica&#44; a da indiferen&#231;a&#46; Esbanjamos investiga&#231;&#227;o e dinheiro em meios de guerra nucleares&#44; ur&#226;nio enriquecido&#44; armamento sofisticado&#44; armas qu&#237;micas&#44; mas n&#227;o temos sido capazes de erradicar a mal&#225;ria que mata em &#193;frica&#44; e outras doen&#231;as&#44; s&#243; porque escolhem os pobres para seu alvo&#46; Desmerecemos o direito natural universal que decorre da natureza humana e dos seus fins para tudo concentrar no direito positivo contingente&#44; que&#44; n&#227;o raro&#44; contraria o direito natural&#46; Adulter&#225;mos o bem comum&#44; enquanto express&#227;o &#233;tica e dimens&#227;o social e comunit&#225;ria de fazer o bem e enquanto raz&#227;o de ser da autoridade pol&#237;tica&#46; Desvaloriz&#225;mos a fam&#237;lia e o lar &#40;palavra ora em desuso&#41; como epicentros da educa&#231;&#227;o&#44; da solidariedade e de transmiss&#227;o da vida&#44; em troca do individualismo&#44; da efemeridade e do hedonismo&#46; Troc&#225;mos valores s&#243;lidos pelo subjetivismo e relativismo de meras opini&#245;es que nada valem por tudo quererem valer&#46; Dividimos a for&#231;a da verdade e multiplicamos a mentira&#46; Promovemos a primazia do n&#250;mero e o sufoco da estat&#237;stica&#44; como formas trai&#231;oeiras de ditar pol&#237;ticas e de iludir as muitas formas de exclus&#227;o&#46; Satisfazemo&#8208;nos com a supremacia das circunst&#226;ncias sobre n&#243;s pr&#243;prios&#46; Reduzimos os agrupamentos humanos a arqu&#233;tipos formatados em vis&#245;es abstratas e objeto de decis&#245;es frias e distantes&#46;</p><p id="par0050" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Assistimos a uma Europa sem alma&#44; sem comando&#44; cheia de tiques de corre&#231;&#227;o pol&#237;tica&#44; palavrosa e convertida em euros&#46; Deix&#225;mos de ter estadistas que viam longe&#44; para dar lugar &#224; pol&#237;tica que n&#227;o enxerga para al&#233;m do curt&#237;ssimo prazo e alimenta &#40;e se alimenta&#41; de epifen&#243;menos populares&#44; populistas&#44; ou seja&#44; l&#225; o que for&#46;</p><p id="par0055" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Somos de um tempo em que uns acusam outros de culpas&#44; n&#227;o raro por nada de importante e por tudo de insignificante&#46; T&#227;o concentrados estamos nas verdadeiras ou inventadas culpas&#44; que esquecemos as solu&#231;&#245;es ou os caminhos a trilhar&#46; Troc&#225;mos a seguran&#231;a das solu&#231;&#245;es pela pressa das impress&#245;es&#46; Para isso&#44; menosprezamos a mem&#243;ria&#44; alimentados por uma insidiosa cultura do presentismo e do descarte&#46; A eros&#227;o memorial &#233; mais conveniente para quem anuncia do que para quem age&#46; Sacrificamos o essencial&#44; seduzidos que estamos pela obsess&#227;o da quantidade&#44; da futilidade&#44; sen&#227;o mesmo da inutilidade&#46; Tudo subjugamos ao tempo f&#237;sico &#40;<span class="elsevierStyleItalic">kronos</span>&#41; e desvalorizamos o tempo espiritual que est&#225; para al&#233;m do tempo &#40;<span class="elsevierStyleItalic">kayros</span>&#41;&#46; Como ilustrativamente&#44; nos diz um prov&#233;rbio&#44; creio que chileno&#44; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">&#224; procura de &#225;gua&#44; encontr&#225;mos petr&#243;leo e morremos &#224; sede</span>&#187;&#46;</p><p id="par0060" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Propositadamente estou a falar na primeira pessoa do plural&#44; e n&#227;o num an&#243;nimo sujeito nulo&#46; Mas porque n&#243;s&#44; se todos achamos que nada ou pouco temos a ver com isto&#63; Fi&#8208;lo&#44; desde logo pensando em mim&#44; tendo presente um texto do fil&#243;sofo e eticista Emmanuel Levinas&#44; em <span class="elsevierStyleItalic">&#201;tica e infinito</span>&#44; por sua vez baseado no que Dostoi&#233;vski&#44; escreve em <span class="elsevierStyleItalic">Os irm&#227;os Karamazov</span>&#58; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">Somos todos culpados de tudo e de todos perante todos&#44; eu mais do que os outros&#46; N&#227;o devido a esta ou &#224;quela culpabilidade efetivamente minha por causa de faltas que tivesse cometido&#44; mas porque sou respons&#225;vel de uma responsabilidade total</span>&#187;&#46;</p><p id="par0065" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Enfim&#44; vivemos &#40;viv&#237;amos&#41; numa roda aparente&#44; enganadora e solipsista&#44; que muitos julgavam inexpugn&#225;vel&#46; E&#44; de repente&#44; um v&#237;rus do tamanho de nada consegue&#44; planetariamente&#44; p&#244;r em causa este estado de coisas&#46; Um quase invis&#237;vel inimigo de cerca de 500 nan&#243;metros&#44; ataca&#8208;nos na nossa mais sagrada e vulner&#225;vel express&#227;o&#44; a da vida&#46; Perante este combate&#44; tudo o resto se esvanece&#46; O que ontem era importante&#44; hoje passou a ser dispens&#225;vel&#46; O que ontem era urgente&#44; diluiu&#8208;se na sua quase sempre falsa pressa&#46; Ningu&#233;m sabe como esta situa&#231;&#227;o vai evoluir<span class="elsevierStyleBold">&#44; mas o despertar das consci&#234;ncias deve ser encarado como uma boa li&#231;&#227;o a tirar para o futuro</span>&#46; Este &#233; um ponto que nos deve tornar mais avisados quanto &#224;s servid&#245;es em que muitas vidas se deixaram aprisionar&#46; Esta guerra silenciosa que o mundo enfrenta abre&#8208;nos e alerta&#8208;nos para as verdadeiras e profundas prioridades de governantes e governados&#44; da vida em sociedade&#46;</p><p id="par0070" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Reconhe&#231;o que este meu diagn&#243;stico seja por demais pessimista&#44; de observar o mundo agora confrontado com o brutal ataque de um trai&#231;oeiro micro&#8208;organismo&#46; Mas&#44; tamb&#233;m&#44; falo no otimismo esperan&#231;oso da li&#231;&#227;o que saibamos tirar desta amea&#231;a&#46; E se s&#243; o nosso comportamento pode erradicar este pesadelo&#44; que ele sirva tamb&#233;m para prevenirmos o nosso futuro&#46;</p><p id="par0075" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A crise &#233; sempre uma ocasi&#227;o de discernimento&#44; de distinguir o essencial e acess&#243;rio&#44; o &#250;til e o f&#250;til&#44; o perene e o passageiro&#44; o relevante e o adjacente&#44; o ser e o ter&#46;</p></span><span id="sec0015" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0015">Os limites para um melhor desenvolvimento</span><p id="par0080" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O desenvolvimento tamb&#233;m sempre nos colocar&#225; o problema dos LIMITES&#46; Vejamos o quadro anexo que estabelece as ordens &#40;no sentido de Pascal&#41; que temos diante de n&#243;s&#46; Este modelo &#233; parcialmente baseado no pensador franc&#234;s Andr&#233; Comte&#8208;Sponville&#46;</p><p id="par0360" class="elsevierStylePara elsevierViewall"><elsevierMultimedia ident="202105010726396551"></elsevierMultimedia></p><span id="sec0035" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0020">1&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem tecnocient&#237;fica&#58; Que limites estabelecer&#63;</span><p id="par0090" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Esta ordem est&#225; endogenamente ligada por oposi&#231;&#227;o do poss&#237;vel ao imposs&#237;vel&#44; que&#44; todavia&#44; &#233; incapaz de se autolimitar&#46; &#201; o que se designa por processo cient&#237;fico e tecnol&#243;gico&#46; Que n&#227;o &#233; garantia para a humanidade&#46; As ci&#234;ncias s&#243; por si n&#227;o se autolimitam&#46; Logo&#44; t&#234;m de ser limitadas do exterior&#46;</p><p id="par0095" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A ci&#234;ncia&#44; seja ela qual for&#44; apenas nos diz o que agora &#233; tecnicamente poss&#237;vel&#44; cientificamente pens&#225;vel ou por enquanto ainda n&#227;o poss&#237;vel&#46; O mesmo avan&#231;o cient&#237;fico pode ser usado para o bem ou para o mal&#46;</p><p id="par0100" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Armas letais&#44; manipula&#231;&#245;es gen&#233;ticas&#44; clonagem reprodutiva&#44; desenvolvimento qu&#237;mico&#44; energia nuclear s&#227;o exemplos bem conhecidos dessa ambival&#234;ncia&#46;</p><p id="par0105" class="elsevierStylePara elsevierViewall">J&#225; dizia Kant&#58; uma ci&#234;ncia que negligenciasse a &#233;tica seria b&#225;rbara e selvagem&#46; Uma &#233;tica que competisse com a ci&#234;ncia seria dominadora e castradora&#46;</p></span><span id="sec0040" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0025">2&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem econ&#243;mica</span><p id="par0115" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Que limites para a economia&#63; Que limites para o mercado&#63; Que limites para o mercado de capitais&#63; Que limites para o pre&#231;o da habita&#231;&#227;o&#63; Ou do petr&#243;leo&#63; Ou das mat&#233;rias primas&#63; Ou da alimenta&#231;&#227;o &#40;limites de m&#237;nimos e de m&#225;ximos&#41;&#63; Ou dos sal&#225;rios&#63; Ou dos juros&#63; A economia n&#227;o responde&#8230; N&#227;o h&#225; limites econ&#243;micos para a economia&#44; como &#233; bem vis&#237;vel em tempos de euforia especulativa ou em per&#237;odos de depress&#227;o&#46;</p><p id="par0120" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Logo&#44; tem de ser limitada do exterior&#46;</p></span><span id="sec0045" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0030">3&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem jur&#237;dico&#8208;pol&#237;tica &#40;A Lei e o Estado&#41;</span><p id="par0130" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Estruturada por oposi&#231;&#227;o do legal ao ilegal&#46;</p><p id="par0135" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Mas como se pode limitar esta terceira ordem&#44; seja a n&#237;vel individual&#44; seja a n&#237;vel coletivo&#63;</p><p id="par0140" class="elsevierStylePara elsevierViewall">H&#225; quem diga que a &#233;tica &#233; t&#227;o&#8208;s&#243; o cumprimento escrupuloso da lei&#46; Acontece que o conjunto das normas jur&#237;dicas e o conjunto das normas &#233;ticas jamais coincidem&#46; H&#225; muitas regras de conduta &#233;tica que n&#227;o est&#227;o juridicamente plasmadas&#46; A &#233;tica n&#227;o se estrutura na dicotomia legal&#47;ilegal&#44; mas radica na consci&#234;ncia&#46; O conjunto do que &#233; moralmente aceit&#225;vel &#40;o leg&#237;timo&#41; &#233; mais restrito do que &#233; juridicamente aceit&#225;vel &#40;o legal&#41;&#46; Nem tudo o que a lei permite se nos deve impor&#44; e h&#225; coisas que a lei n&#227;o imp&#245;e&#44; mas que se nos devem impor&#46; Nenhuma lei pro&#237;be em absoluto a mentira&#44; a desonestidade&#44; a deslealdade&#44; a malvadez&#44; o &#243;dio&#44; o desprezo&#44; a vilanagem&#8230; Como nenhuma lei s&#243; por si assegura a dec&#234;ncia&#44; a verdade&#44; a generosidade<span class="elsevierStyleBold">&#44;</span> a temperan&#231;a&#44; a prud&#234;ncia&#44; a exemplaridade&#44; a integridade&#44; a autenticidade&#44; a honradez&#44; a coer&#234;ncia ou a sensatez&#46;</p><p id="par0145" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Imagine&#8208;se o puro &#40;ou vil&#41; legalista&#46; Imagine&#8208;se se se limitasse ao cumprimento da lei&#46;</p><p id="par0150" class="elsevierStylePara elsevierViewall">E&#44; aqui chegados&#44; poderemos ter um &#171;monstro&#187;&#58; um legalista puro e duro&#44; cientificamente competente e tecnicamente perfeito&#46;</p><p id="par0155" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em n&#237;vel coletivo&#44; h&#225; exemplos dram&#225;ticos na hist&#243;ria que nos evidenciam que a lei &#40;mesmo que sustentada na soberania do povo ou vontade de maiorias em determinados momentos&#41; que o legislador pode fazer o melhor e o pior &#40;apartheid&#44; genoc&#237;dios&#44; holocausto&#44; goulag etc&#46;&#41;&#46;</p><p id="par0160" class="elsevierStylePara elsevierViewall">&#201; que n&#227;o se vota sobre o que &#233; verdadeiro ou falso&#44; sobre o bem e o mal&#46; Como pode a lei limitar o que faz a lei&#63; A norma jur&#237;dica n&#227;o pode assegurar a capacidade de se limitar a si pr&#243;pria &#40;n&#227;o h&#225; limites&#44; mesmo que democr&#225;ticos para a democracia&#41;&#46; O que vemos hoje por todo o mundo &#233; o que chamaria de &#171;oportunismo legal&#187;&#46; Fazem&#8208;se leis&#44; n&#227;o como express&#227;o da raz&#227;o &#40;como dizia S&#227;o Tom&#225;s de Aquino&#41;&#44; mas leis prolixas vagueando entre vontade&#44; conveni&#234;ncia e ilus&#227;o&#46;</p><p id="par0165" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Logo temos de a limitar do exterior&#46;</p></span><span id="sec0050" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0035">4&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem da moral &#40;e n&#227;o ordem moral&#41;</span><p id="par0175" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A &#233;tica da primeira pessoa &#40;a autoexig&#234;ncia&#41; deveria ser sempre a primeira condi&#231;&#227;o para a &#233;tica da terceira pessoa &#40;ser&#8208;se exigente com os outros&#41;&#46; Infelizmente todos os dias se observam distor&#231;&#245;es deste contrato moral&#46; E parece cada vez menos considerado o imperativo kantiano&#58; <span class="elsevierStyleItalic">Age unicamente segundo a m&#225;xima que te leve a querer ao mesmo tempo que ela se torne uma lei de tal modo que&#44; se os pap&#233;is fossem invertidos&#44; as partes em quest&#227;o estariam sempre de acordo</span>&#46;</p><p id="par0180" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A consci&#234;ncia de uma pessoa honesta &#233; mais exigente do que o produto de um legislador&#46;</p><p id="par0185" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o h&#225; necessidade de limitar a ordem da moral &#40;como se algu&#233;m pudesse ser moral de mais&#41;&#44; mas sim de a completar&#44; porque&#44; em si&#44; a &#233;tica &#233; indispens&#225;vel&#44; mas ainda insuficiente&#46; A &#233;tica &#233; uma express&#227;o de exig&#234;ncia e livre arb&#237;trio&#58; conciliar o quero&#44; o posso e o devo&#46; H&#225; coisas que quero&#44; mas n&#227;o posso&#46; H&#225; coisas que posso&#44; mas n&#227;o devo&#46; H&#225; coisas que devo&#44; mas n&#227;o quero &#40;ou que n&#227;o devo&#44; mas quero&#41;&#46; Pode&#8208;se ser melhor pessoa&#44; mas n&#227;o se pode ser mais pessoa&#46;</p><p id="par0190" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A regra de ouro no plano &#233;tico tem sido frequentemente violada&#58; para alguns&#44; os fins justificam sempre qualquer tipo de meio&#46; Para tal&#44; &#171;inventou&#8208;se&#187; um novo arqu&#233;tipo moral entre os atos bons e os maus&#58; os atos indiferentes&#44; uma esp&#233;cie de silenciosa amiba onde se acolhem as maiores ilegitimidades &#233;ticas&#46;</p><p id="par0195" class="elsevierStylePara elsevierViewall"><span class="elsevierStyleItalic">A</span> perspetiva axiol&#243;gica do uso do poder como poder&#8208;dever tende a diluir&#8208;se na primazia do <span class="elsevierStyleBold">tri&#226;ngulo presentismo&#8208;relativismo&#8208;subjetivismo</span>&#46; No frenesim de micro&#44; pequenas e m&#233;dias &#233;ticas&#44; a sociedade vem&#8208;se tornando mais amn&#233;sica&#46;</p><p id="par0200" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Fazer as coisas bem feitas poder&#225; ser uma medida de efici&#234;ncia&#46; Mas s&#243; fazer as coisas certas &#233; uma medida de &#233;tica&#46; Juntando estas duas asser&#231;&#245;es&#44; isto &#233; fazer as coisas certas de um modo certo &#233; chegar &#224; plenitude do imperativo &#233;tico&#46; Para tal&#44; buscando os fins na sua rela&#231;&#227;o com o outro e consigo&#46; E sabendo escolher os meios necess&#225;rios para alcan&#231;ar os fins&#46; Com liberdade e responsabilidade&#46; Tantas vezes em confronta&#231;&#227;o dilem&#225;tica&#44; em contextos e situa&#231;&#245;es que podem implicar escolhas dif&#237;ceis e custos associados a ren&#250;ncias&#46; O que falta ao &#171;fariseu&#187; &#233; a calibragem moral&#44; o humanismo&#44; o amor&#46;</p></span><span id="sec0055" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0040">5&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem da natureza</span><p id="par0210" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Uma &#233;tica n&#227;o se esgota numa perspetiva meramente antropoc&#234;ntrica&#44; com o ser humano desligado do mundo natural&#46;</p><p id="par0215" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A ideia de uma integral e pluridimensional &#233;tica refuta a ideia moral de p&#244;r o Homem &#224; parte da Natureza&#44; como se esta e todos os outros seres vivos n&#227;o tivessem direito aos nossos deveres para com eles&#46; O conceito de dignidade numa perspetiva teleol&#243;gica n&#227;o diz apenas respeito aos seres vivos &#40;seres humanos&#44; animais&#44; plantas&#41; como a todos os seres n&#227;o vivos &#40;oceanos&#44; cursos de &#225;gua&#44; atmosfera&#41;&#46;</p><p id="par0220" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O valor da natureza n&#227;o pode ser meramente instrumental&#46; Um mero reservat&#243;rio de recursos&#46; Ou coisificado&#44; pela apropria&#231;&#227;o e transforma&#231;&#227;o do mundo natural&#46; Antes exige uma vis&#227;o bioc&#234;ntrica que nos possa conduzir a um ideal &#233;tico de harmonia do homem com a natureza&#46; Da&#237; e desde logo&#44; a afirma&#231;&#227;o da &#233;tica do cuidar e do princ&#237;pio preventivo que lhe est&#225; associado&#46; Ao menos&#44; ditada pelo princ&#237;pio da necessidade&#46;</p><p id="par0225" class="elsevierStylePara elsevierViewall">A nossa vida no planeta depende da vida vegetal&#46; Gra&#231;as &#224; fotoss&#237;ntese&#44; conseguem o milagre da transforma&#231;&#227;o da energia luminosa em energia qu&#237;mica&#44; que nos permite viver&#46; A fotoss&#237;ntese &#233; o verdadeiro motor da vida&#58; &#225;gua&#44; luz e di&#243;xido de carbono para nos libertarem oxig&#233;nio&#46; Haver&#225; d&#225;diva maior&#63;</p><p id="par0230" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As leis do mercado t&#234;m prevalecido inexoravelmente sobre as leis da Natureza&#46; O uso dos recursos ambientais n&#227;o pode ser separado do respeito pelas exig&#234;ncias morais&#46; As estat&#237;sticas n&#227;o refletem a realidade da terra&#44; do ar e do mar&#46; O PIB &#233; cada vez mais um indicador imperfeito e incompleto&#46; N&#227;o toma em conta a aprecia&#231;&#227;o ou a deprecia&#231;&#227;o do ativo ambiental e dos recursos naturais&#46; J&#225; se fala&#44; com insist&#234;ncia&#44; em outras formas de medir a riqueza e o desenvolvimento&#44; considerando n&#227;o apenas o que se produz como ativo da sociedade &#40;o PIB contabil&#237;stico tradicional&#41;&#44; mas deduzindo&#8208;lhe o passivo que resulta da deprecia&#231;&#227;o ou destrui&#231;&#227;o de bens naturais indispens&#225;veis ao bem&#8208;estar coletivo &#40;&#225;gua&#44; solos&#44; florestas&#44; pescas&#44; reservas minerais&#41;&#46; Provavelmente se isto fosse tomado em conta &#8211; um PIB mais verde ou azul &#8211; a degrada&#231;&#227;o e a destrui&#231;&#227;o da floresta&#44; por exemplo&#44; teriam provocado quedas do PIB&#46; Quem sabe se esta mudan&#231;a estat&#237;stica&#44; s&#243; por si&#44; n&#227;o permitiria uma aten&#231;&#227;o maior a estes setores&#44; pois que deste modo os governantes se sentiriam mais escrutinados&#8230;&#46;</p><p id="par0235" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Uma &#233;tica humana&#44; mas abrindo&#8208;se ao mundo natural&#46; O Papa Francisco na Enc&#237;clica <span class="elsevierStyleItalic">Laudato Si</span> nos alerta para uma l&#243;gica de crescimento como se f&#244;ssemos &#171;<span class="elsevierStyleItalic">propriet&#225;rios e dominadores&#44; autorizados a saquear</span>&#187; os bens do planeta&#46; &#171;<span class="elsevierStyleItalic">A fraqueza das rea&#231;&#245;es perante os gemidos da irm&#227; Terra</span>&#187;&#46;</p></span><span id="sec0060" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0045">6&#46;<span class="elsevierStyleSup">a</span> &#8208; A ordem do amor</span><p id="par0245" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Por fim&#44; a ordem do amor&#58; o amor da verdade&#44; o amor da humanidade ou do pr&#243;ximo e o amor da liberdade&#46; Ou&#44; por outras palavras&#44; a ordem da humanidade em que a nossa tripla condi&#231;&#227;o de indiv&#237;duo&#44; cidad&#227;o e pessoa convergem para a edifica&#231;&#227;o do bem&#8208;comum&#46;</p><p id="par0250" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em conclus&#227;o&#58; precisamos destas seis ordens ao mesmo tempo&#44; na sua independ&#234;ncia relativa e na sua plena intera&#231;&#227;o&#46;</p><p id="par0260" class="elsevierStylePara elsevierViewall">As seis s&#227;o necess&#225;rias&#44; nenhuma &#233; suficiente&#46;</p></span></span><span id="sec0020" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0050">Cuidados de sa&#250;de</span><p id="par0265" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Terminarei com uma breve passagem pelo que considero serem fatores ligados a tens&#245;es entre as ordens citadas no dom&#237;nio dos cuidados de sa&#250;de&#46;</p><p id="par0270" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Algu&#233;m disse que &#171;<span class="elsevierStyleItalic">os servi&#231;os de sa&#250;de s&#227;o a medida de uma civiliza&#231;&#227;o</span>&#187;&#46; Parece&#8208;me ser uma asser&#231;&#227;o cada vez mais adequada&#46;</p><p id="par0275" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Falando mais concretamente dos sistemas de sa&#250;de ou outras ofertas de sa&#250;de&#44; importa alterar fatores de obstru&#231;&#227;o e de exerc&#237;cio de formas de poder ao desenvolvimento na era p&#243;s&#8208;Covid&#58;</p><p id="par0280" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder da tecnocracia e da burocracia sobre a humaniza&#231;&#227;o dos cuidados de sa&#250;de&#46; Burocracia entendida como o resultado do div&#243;rcio entre os meios e os fins&#46; Tecnocracia como a supremacia dos meios sobre os fins que muitas vezes se superiorizam face ao car&#225;ter e finalidade humanos e humanistas da presta&#231;&#227;o de cuidados de sa&#250;de&#46; N&#227;o &#233; por acaso que o sistema de sa&#250;de p&#250;blico deve ser o &#250;nico setor econ&#243;mico que se queixa da procura e v&#234; o seu aumento como uma fatalidade e n&#227;o como uma oportunidade&#33;</p><p id="par0285" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder das estruturas org&#226;nicas sobre os objetivos de sa&#250;de&#46; A segmenta&#231;&#227;o e compartimenta&#231;&#227;o das respostas conduzem&#44; n&#227;o raro&#44; &#224; sua insufici&#234;ncia e iniquidade&#44; para problemas que s&#227;o globais&#44; ou mesmo &#224; sua omiss&#227;o funcional constituindo quase &#171;terras de ningu&#233;m&#187; &#40;em parte&#44; geriatria&#44; sa&#250;de mental&#41;&#46; Os servi&#231;os p&#250;blicos de sa&#250;de ainda s&#227;o monol&#237;ticos na sua estrutura e fragmentados na sua a&#231;&#227;o&#46; Por isso&#44; n&#227;o &#233; de admirar que para os mais pobres a urg&#234;ncia hospitalar seja o &#250;nico ponto de sistema integrado de cuidados de sa&#250;de&#46;</p><p id="par0290" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder das estat&#237;sticas sobre as pessoas que se revela no facto de a pol&#237;tica em geral se distanciar das pessoas e dos seus problemas concretos e de muitas vezes se enfocar a administra&#231;&#227;o da coisa p&#250;blica nas estat&#237;sticas&#44; como seu fim &#250;ltimo&#46; Ora&#44; na sa&#250;de&#44; antes dos n&#250;meros est&#227;o sempre as pessoas&#44; antes da apar&#234;ncia estat&#237;stica est&#225; a realidade percecionada por cada pessoa&#46; A obsess&#227;o pela quantidade at&#233; pode ser uma eficiente &#171;uni&#227;o de facto&#187;&#44; mas s&#243; a luta pela qualidade revela a excel&#234;ncia humana de uma &#171;uni&#227;o de valor&#187;&#33;</p><p id="par0295" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder dos diagn&#243;sticos &#40;seguran&#231;a&#41; sobre as terap&#234;uticas &#40;efic&#225;cia&#41; que levou caricaturalmente o escritor austr&#237;aco Karl Kraus a afirmar que &#171;<span class="elsevierStyleItalic">uma das causas mais comuns de todas as doen&#231;as &#233; o diagn&#243;stico</span>&#187;&#33;</p><p id="par0300" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder da idade e dos ativos sobre os inativos&#44; que gera situa&#231;&#245;es de alguma discrimina&#231;&#227;o&#44; porque em primeiro lugar os ativos t&#234;m mais disponibiliza&#231;&#227;o de cuidados e as pessoas mais velhas t&#234;m mais dificuldade de obter cuidados de sa&#250;de adequados&#46; H&#225; mesmo&#44; por vezes&#44; a ideia utilitarista e humanamente perversa de uma &#171;m&#233;trica da vida&#187;&#44; pela qual j&#225; n&#227;o vale a pena &#171;investir&#187; na sa&#250;de dos velhos&#46;</p><p id="par0305" class="elsevierStylePara elsevierViewall">O poder urbano sobre o rural&#58; sendo que na sa&#250;de &#233; sobretudo a oferta que condiciona a procura&#44; havendo no campo menos oferta de centros de sa&#250;de&#44; de hospitais&#44; de farm&#225;cias&#44; de meios de diagn&#243;stico&#44; h&#225; menos preven&#231;&#227;o e menos consumo de &#171;cuidados de sa&#250;de&#187;&#46; Estudos emp&#237;ricos revelam claramente que fora das grandes cidades&#44; o consumo&#44; designadamente de cuidados em ambulat&#243;rio&#44; &#233; quase diretamente proporcional &#224; densidade dos servi&#231;os m&#233;dicos&#46;</p><p id="par0310" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Tudo a haver com as quest&#245;es&#8208;chave&#44; agora mais exigentes e prementes&#58;</p><p id="par0315" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Como compatibilizar equidade e efici&#234;ncia&#44; liberdade de escolha e concorr&#234;ncia&#44; equil&#237;brio sensato entre incentivos e controlos&#44; consumo e gest&#227;o de meios&#44; segmenta&#231;&#227;o de responsabilidades e partilha de riscos&#44; solidariedade e contratualiza&#231;&#227;o do risco&#63;</p><p id="par0320" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Como atuar face &#224;s restri&#231;&#245;es que resultam das caracter&#237;sticas de rivalidade do bem sa&#250;de&#44; com uma gest&#227;o cada vez mais exigente numa economia de escassez&#44; com a aspira&#231;&#227;o &#224; equidade e tempestividade no seu uso&#44; com a fortaleza de estritas regras &#233;ticas e deontol&#243;gicas&#44; com uma evolu&#231;&#227;o tecnol&#243;gica alucinante no diagn&#243;stico e terap&#234;utica&#44; com uma crescente e bem&#8208;vinda consciencializa&#231;&#227;o dos direitos dos cidad&#227;os&#44; com o imperativo da privacidade&#44; e at&#233; com uma revolu&#231;&#227;o no dom&#237;nio da gen&#233;tica que levanta novas e insond&#225;veis interroga&#231;&#245;es&#46; Al&#233;m da valoriza&#231;&#227;o da &#233;tica de cuidar que est&#225; para al&#233;m da &#233;tica de curar&#46;</p><p id="par0325" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Em conclus&#227;o&#58; sabendo&#8208;se que a hist&#243;ria se repete&#44; ainda que com diferentes meios e conting&#234;ncias&#44; temos de ser humildes&#44; apurar o sentido de preven&#231;&#227;o&#44; sem a obsess&#227;o do manique&#237;smo&#44; prontos a aprender com os erros&#46;</p><p id="par0335" class="elsevierStylePara elsevierViewall">N&#227;o h&#225; rem&#233;dios t&#233;cnicos para males &#233;ticos&#46; Esta &#233; a mais s&#233;ria e profunda reforma estrutural e geracional que urge concretizar&#46; Com futuro e esperan&#231;a&#46;</p><p id="par0345" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Aqui&#44; apenas procurei lan&#231;ar interroga&#231;&#245;es&#46; Como escreveu Conf&#250;cio&#44; &#171;n&#227;o procuro tanto saber as respostas&#44; mas sobretudo compreender as perguntas&#187;&#46; Ou Goethe&#58; n&#227;o perguntemos se estamos totalmente de acordo&#44; mas t&#227;o&#8208;s&#243; se vamos pelo mesmo caminho&#46;</p></span><span id="sec0025" class="elsevierStyleSection elsevierViewall"><span class="elsevierStyleSectionTitle" id="sect0055">Conflitos de interesse</span><p id="par0350" class="elsevierStylePara elsevierViewall">Nenhum&#46;</p></span></span>"
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Informação do artigo
ISSN: 08702551
Idioma original: Português
Dados atualizados diariamente
Ano/Mês Html Pdf Total
2024 Outubro 58 44 102
2024 Setembro 66 28 94
2024 Agosto 72 35 107
2024 Julho 42 35 77
2024 Junho 51 28 79
2024 Maio 70 19 89
2024 Abril 43 35 78
2024 Maro 49 21 70
2024 Fevereiro 39 32 71
2024 Janeiro 38 19 57
2023 Dezembro 48 17 65
2023 Novembro 63 55 118
2023 Outubro 38 15 53
2023 Setembro 43 21 64
2023 Agosto 28 19 47
2023 Julho 26 17 43
2023 Junho 27 19 46
2023 Maio 39 35 74
2023 Abril 24 6 30
2023 Maro 26 22 48
2023 Fevereiro 26 26 52
2023 Janeiro 19 25 44
2022 Dezembro 37 36 73
2022 Novembro 42 42 84
2022 Outubro 51 33 84
2022 Setembro 43 42 85
2022 Agosto 33 32 65
2022 Julho 38 42 80
2022 Junho 48 43 91
2022 Maio 34 37 71
2022 Abril 54 41 95
2022 Maro 54 44 98
2022 Fevereiro 49 48 97
2022 Janeiro 30 34 64
2021 Dezembro 35 31 66
2021 Novembro 44 47 91
2021 Outubro 34 54 88
2021 Setembro 24 26 50
2021 Agosto 36 40 76
2021 Julho 35 33 68
2021 Junho 81 62 143
2021 Maio 174 104 278
2021 Abril 60 27 87
2021 Maro 53 40 93
2021 Fevereiro 117 12 129
2021 Janeiro 10 11 21
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