Informação da revista
Vol. 38. Núm. 7.
Páginas 515-517 (Julho 2019)
Vol. 38. Núm. 7.
Páginas 515-517 (Julho 2019)
Imagem em Cardiologia
Open Access
Dois corações: um caso complexo de insuficiência cardíaca
Two hearts: A complex case of heart failure
Visitas
4987
Sofia Torres
Autor para correspondência
sofiacardosotorres@gmail.com

Autor para correspondência.
, Sandra Amorim, Mariana Vasconcelos, Carla Sousa, M. Júlia Maciel, Filipe Macedo
Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (4)
Mostrar maisMostrar menos
Texto Completo

Sexo masculino, submetido a transplante cardíaco heterotópico aos 16 anos por cardiomiopatia dilatada e insuficiência cardíaca (IC) terminal.

Vinte anos após o transplante desenvolveu IC sintomática refratária, pelo que foi novamente intervencionado com encerramento percutâneo da válvula aórtica do coração nativo (CN) com dispositivo Amplatzer (por insuficiência aórtica grave, que condicionava diminuição do débito cardíaco sistémico) e conexão cirúrgica do ventrículo direito (VD) do coração dador (CD) à artéria pulmonar nativa, através de um conduto (pela insuficiência tricúspide (IT) grave do CN que causava diminuição do débito pulmonar). A AngioTC torácica pós‐procedimento mostrou trombo no interior do conduto. A complexa anatomia cardíaca do doente encontra‐se representada na figura 1.

Figura 1.

Representação esquemática da anatomia cardíaca do doente.

(0,13MB).

Após três meses de hipocoagulação e antiagregação, a reavaliação ecocardiográfica mostrou CN gravemente dilatado com disfunção biventricular (Figure 2A) e CD com sinais de sobrecarga de pressão do VD (IT grave; gradiente VD/aurícula direita 54mmHg; função sistólica do VD comprometida com fractional area change (FAC) de 20% ‐ Fig. 2B). Verificou‐se ainda aparente oclusão do conduto, melhor visualizada em 3D (Fig. 3 – Seta). A AngioTC confirmou persistência de trombo suboclusivo no conduto (Fig. 4A *); a reconstrução tridimensional permitiu uma melhor apreciação da relação entre os dois corações (Fig. 4B). Após várias tentativas de repermeabilização do conduto sem sucesso, o doente encontra‐se em classe II NYHA sob terapêutica médica otimizada.

Figura 2.

Ecocardiograma transtorácico: coração nativo (A) com dilatação severa das cavidades e presença de dispositivo Amplatzer no local da válvula aórtica; coração dador (B) com dilatação ligeira do VD e IT severa.

(0,17MB).
Figura 3.

Imagem 3D do conduto que conecta o VD do coração dador à artéria pulmonar nativa, com obstrução aparente (seta amarela).

(0,07MB).
Figura 4.

AngioTC: presença de trombo suboclusivo no conduto (4A *); reconstrução 3D da complexa anatomia cardíaca (4B).

(0,1MB).

Este caso raro de um doente submetido a transplante cardíaco heterotópico ilustra o papel crucial da imagem multimodal no seguimento e abordagem de situações de anatomia cardíaca complexa.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Dr. António Madureira, do Serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, pela sua colaboração no âmbito da TC cardíaca.

Copyright © 2019. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.