Informação da revista
Vol. 32. Núm. S1.
O que o cardiologista deve saber sobre diabetes: investir no capital vascular
Páginas 44-48 (Abril 2013)
Partilhar
Partilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 32. Núm. S1.
O que o cardiologista deve saber sobre diabetes: investir no capital vascular
Páginas 44-48 (Abril 2013)
Open Access
Diabetes e síndromes coronárias agudas: uma abordagem prática
Diabetes and acute coronary syndromes: a practical approach
Visitas
5999
Pedro Monteiroa,b, Sílvia Monteirob, Francisco Gonçalvesb, Mariano Pêgob
a Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
b Serviço de Cardiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resumo

A diabetes mellitus tipo 2 é actualmente reconhecida como um importante factor de risco de morbilidade e mortalidade cardiovascular, particularmente em doentes admitidos com síndromes coronárias agudas (SCA). Apesar dos recentes avanços do diagnóstico, estratificação de risco e tratamento destas entidades clínicas, a sua associação no mesmo doente continua a representar um prognóstico sombrio. O objectivo deste artigo é sistematizar a caracterização e abordagem da diabetes no contexto das SCA, em termos de diagnóstico, estratificação de risco e prognóstico a curto e longo prazo, visando desta forma contribuir para a disseminação das boas práticas clínicas na abordagem da diabetes no âmbito das SCA.

A diabetes é importante factor de risco cardiovascular, sendo os diabéticos uma relevante população no contexto das SCA. Estratégias como a revascularização precoce e completa, o recurso à insulinoterapia intensiva aguda, à realização sistemática de PTGO em doentes sem diagnóstico prévio de diabetes e um enfoque particular na identificação e mitigação de comorbilidades e factores de risco, complementados por uma terapêutica antidiabética, antitrombótica e anti-isquémica optimizadas e o recurso frequente à reabilitação cardíaca e à promoção multidisciplinar da compliance terapêutica e de estilos de vida saudáveis são traves mestras de uma estratégia bem sucedida para a optimização do prognóstico das SCA no contexto de diabetes.

Palavras-chave:
Síndromes coronárias agudas
Diabetes mellitus
Diagnóstico
Prognóstico
Abstract

Type 2 diabetes is currently recognized as an important risk factor for cardiovascular morbidity and mortality, particularly in patients admitted with acute coronary syndromes (ACS). The aim of this paper is to characterize, in a sistematic way, how to approach diabetes and ACS, regarding prognosis, risk stratification and short and long-term prognosis, therefore contributing to improve good clinical practices regarding diabetes and ACS.

Diabetes is an important crdiovascular risk factor, being diabetics an inportant ACS subpopulation. A comprehensive diabetes and ACS management, including early and complete revascularization, sistematic OGTT peformance in patients lacking a previous diagnosis of diabetes and a particular focus on identifying and decreasing comorbidities and risk factors, as well as in optimizing antidiabetic, antithrombotic and anti-ischemic medication, using cardiac rehabilitation and the multidisciplinary promotion of therapeutic compliance and healthy lifestyles are key factors in a successful strategy to optimize prognosis of ACS in diabetics.

Keywords:
Acute coronary syndromes
Diabetes
Diagnosis
Outcome
O texto completo está disponível em PDF
Copyright © 2013. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.