Informação da revista
Vol. 30. Núm. 11.
Páginas 863-864 (Novembro 2011)
Partilhar
Partilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 30. Núm. 11.
Páginas 863-864 (Novembro 2011)
Imagem em Cardiologia
Open Access
Aneurisma micótico aórtico secundário a endocardites de repetição
Mycotic aortic aneurysm secondary to repeated endocarditis
Visitas
8174
Vicens Marti
Autor para correspondência
vmc18461b@hotmail.com

Autor para correspondência.
, Filipe Seixo, Ruben Leta, Antoni Serra
Departamento de Cardiologia, Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Barcelona, Espanha
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Doented 63 anos, sexo masculino, admitido por síndrome febril. Tinha uma história prévia de endocardite da válvula aórtica causada por streptococcus viridans aos 41 anos. Nesse internamento foram efectuados os diagnósticos adicionais de comunicação interventricular (CIV), estenose subaórtica e insuficiência aórtica (IA). Após curso de antibioterapia dirigida, foi submetido a cirurgia cardíaca, com reparação da CIV, resseção de membrana subaórtica e implantação de uma prótese aórtica mecânica. Cerca de um ano após esta intervenção, necessitou de substituição protésica por endocardite refractária provocada por staphylococcus epidermidis. Decorridos 14 anos foi submetido a nova cirurgia de substituição da prótese aórtica por abcesso periprotésico, com isolamento de staphylococcus aureus. O doente teve dois novos episódios de endocardite a streptococcus viridans, 5 e 7 anos depois, resolvidos com antibioterapia.

No presente internamento foi diagnosticada endocardite de prótese a staphylococcus epidermidis. O ecocardiograma mostrava insuficiência mitral grave e IA secundária a leak periprotésico e uma cavidade de grandes dimensões posterior ao arco aórtico e comunicando com a deiscência da prótese e com a aorta (Figura 1A). A TAC multicortes identificou a estrutura como um aneurisma sacular e o respectivo colo (Figura 1B e C). A aortografia (Figura 1D) confirmou os achados de um extenso aneurisma e IA grave. Após oito semanas de antibioterapia dirigida foi submetido a nova cirurgia cardíaca, com implantação de dupla prótese mitro-aórtica e exclusão do aneurisma com um enxerto de dacron.

Figura 1.

A: Ecocardiograma transesofágico mostrando deiscência da prótese e fluxo entre a raiz da aorta e a cavidade. B e C: TAC multicortes identificando o colo do aneurisma. D: Aortografia mostrou IA grave e volumoso aneurisma posterior à raiz da aorta.

(0,27MB).

A infecção protésica e extensão perianular é uma complicação grave da endocardite. Neste doente, as repetidas infecções bacterianas provocaram deiscência protésica, IA grave e a formação de um extenso aneurisma micótico. A angioTAC e a aortografia estabeleceram o diagnóstico anatómico, dimensão e extensão do aneurisma, permitindo uma correcta programação da cirurgia.

Copyright © 2011. Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Idiomas
Revista Portuguesa de Cardiologia
Opções de artigo
Ferramentas
en pt

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos

Ao assinalar que é «Profissional de Saúde», declara conhecer e aceitar que a responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos utilizadores da página de internet da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC), é esta entidade, com sede no Campo Grande, n.º 28, 13.º, 1700-093 Lisboa, com os telefones 217 970 685 e 217 817 630, fax 217 931 095 e com o endereço de correio eletrónico revista@spc.pt. Declaro para todos os fins, que assumo inteira responsabilidade pela veracidade e exatidão da afirmação aqui fornecida.